22/12/2019

Resenha - Vinland Saga - Anime


Informações
Nome: Vinland Saga
Episódios: 24
Lançamento: 2019
Estúdio: Wit Studio
Gênero: Ação, Aventura, Histórico, Drama, Seinen
Duração: 24 min.

Sinopse: Thorfinn é filho de um dos maiores guerreiros vikings, mas quando o seu pai é morto na batalha contra Askeladd, ele jura vingança. Thorfinn se junta ao grupo de Askeladd para um dia desafiá-lo e se vingar, mas acaba se envolvendo na guerra pela coroa da Inglaterra.


História

Quando criança, Thorfinn se emocionava ao ouvir contos selvagens de batalhas em uma terra distante, mas suas fantasias juvenis foram destruídas por um ataque inesperado de um mercenário. Criado pelos vikings que foram responsáveis pelo assassinato de seu pai, Thorfinn se tornou um guerreiro assustador com o objetivo de matar o líder Askeladd para ter sua vingança. Só que ele acaba se envolvendo em uma guerra muito maior! Pode parecer um pouco estranho, afinal, o menino fica viajando junto com o assassino de seu pai, esperando o dia em que conseguirá se vingar, mas quando você assiste dá para entender melhor.


Esse foi o primeiro anime que fiquei com "preconceito" pelos personagens estarem falando japonês. De vez em quando, sempre aparece alguém reclamando de que tal anime é melhor dublado em inglês, pois a história se passa em um país onde o idioma oficial é esse, como por exemplo Hellsing, conheço várias pessoas que preferem a dublagem inglesa do que a japonesa. Eu nunca liguei para isso, sempre achei normal, é feito no Japão então está tudo bem. Mas essa foi a primeira vez na vida que me incomodou o fato dos personagens falarem japonês.


Amo de paixão a série Vikings do History Channel, especialmente por ela ser bem realista. Tem a parte fantasiosa e tudo mais, mas de modo geral, a série é bem fiel aos contos e lendas, além das tradições e costumes. Acompanho a anos e adoro, mas quando vi que iam lançar um anime sobre vikings, fiquei na dúvida se veria. Mas como todo mundo ficou falando bem e insistindo para assistir, resolvi acompanhar. O anime não é ruim, mas se você quer ver algo histórico e fiel, recomendo a série. Tiveram cenas bem aleatórias, falas e comportamentos que não condizem com a data em que a história se passa, e isso me incomodou um pouco. Sei que o anime não tem a proposta de ser um drama histórico igual a série, mas era impossível para mim não reparar nesses detalhes.


Não estou sozinha nesse pensamento, coloco aqui as palavras de uma review lá no MyAnimeList como exemplo para vocês: "Os chamados "vikings" são japoneses do século XXI em termos de cultura. Citando Sun Tzu, fazendo movimentos ninjas, correndo como o Naruto - é surpreendente que eles não estejam comendo yakisoba com pauzinhos. Este é um exemplo de uma cena mais adiante na história, mas a certa altura um personagem diz “gosto de jogar no modo hard.” Sim, essas são as palavras reais. Para quem não vê problemas, os videogames com modos de dificuldade não eram comuns na época dos vikings." Para quem não conhece a cultura, o anime deve parecer perfeito, mas para fãs de vikings, esse tipo de coisa incomoda um pouco.

Pelo que pude perceber, sua experiência com o anime vai depender de quanto conhecimento você tem sobre vikings. Outro exemplo do MyAnimeList: "O enredo é baseado em eventos históricos reais faz um trabalho fantástico, narrando com cuidado, fazendo a construção do mundo e desenvolvimento de personagens. A obra mostra muito bem os vikings: eles pilham vilarejos em busca de mercadorias e não hesitam em matar quem tenta impedi-los, não importa quem sejam." Como tudo na vida, tem o lado bom e o lado ruim hahaha


Animação

Do mesmo estúdio de Shingeki no Kyojin, espere boas cenas de ação e de batalha. Mas assim como em SNK, tem cenas bem animadas e tem outras ruins. Quem leu o mangá me disse que o anime está sendo bem fiel a arte original. De modo geral o anime é bonito e bem feito, mas tem umas partes estranhas, não vou mentir. É difícil fazer um anime 100% perfeito em todas as cenas. Vi pessoas reclamando e outras elogiando. Porém, as aberturas e encerramentos são PERFEITOS.


Músicas

TODAS as músicas desse anime me conquistaram! Já começa foda com a banda Survive Said The Prophet, mano, a voz do cara e o som deles é demais! Também fizeram abertura e encerramento pro anime Banana Fish e pra Code Geass! É o tipo de banda que te causa um impacto! A segunda abertura também mantém o mesmo sentimento e te deixa animadão pro episódio. São o tipo de abertura que ninguém pula hahaha certeza que todo mundo escuta e curte o som, entrando no clima pra história. Se você curte rock em abertura de anime, vai adorar!

Os encarramentos tem uma vibe diferente das aberturas. O primeiro começa bem emocionante e quando chega no refrão te atinge com força total no coração, a voz dessa mulher é muito profunda, a música é mega tocante! O segundo é menos lento, mas tem o mesmo efeito, chega no refrão e te conquista. Adorava cantar junto (mesmo cantando tudo errado), essas músicas são meu estilo e realmente indico todas.

Aberturas:
"MUKANJYO" - Survive Said The Prophet
"Dark Crow" - MAN WITH A MISSION

Encerramentos:
"Torches" - Aimer
"Drown" - milet


Vale a pena ver?

Pode ser que você goste, pode ser que não. Ou pode ser igual a mim, teve momentos que não curti tanto assim, mas soube relevar e apreciar o resto. É uma boa recomendação para fãs de ação/aventura e é legal que tem uma temática diferente. Então é uma ótima indicação para quem está cansado dos isekais (porque tem uns 30 por temporada haha). Vale a pena ver pelas aberturas e encerramentos também! É uma história interessante, não me arrependo de ter acompanhado.

12 comentários:

  1. As aberturas e encerramentos desse anime são maravilhosas, e eu vi aquelas reviews no MyAnimeList faz um tempo e concordei bastante, mas acho que tem que ter uma cabeça mais aberta para assistir, teve algumas cenas que me incomodaram um pouco por isso, porém aceitei que é uma adaptação, não precisa ser totalmente correto com a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! No começo me incomodou, mas depois deixei rolar e curti o anime!

      Excluir
  2. Obrigado pela fabulosa resenha. Muito bem escrita, com humor na dose certa, com indicações extra anime e tudo mais. Sou novo aqui e ja estou gostando muito!! Continue com o bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuuuuuuuuito obrigada! Seu comentário me deixa muito feliz! ♥

      Excluir
  3. Esse anime me decepcionou a ponto de eu considerar o pior anime que já vi na vida. Como você disse, o quanto de conhecimento você tem com certeza influencia...e eu não consigo relevar nenhum pouco, daqui a pouco eles vão falar igual cavaleiros do zodiaco onde "posseidon inundou a terra com um dilúvio de 40 dias e 40 noites"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wtf VC diz que simplesmente não gosta mas não fala o pq olha lé o que eu disse aí embaixo VC pode não ter gostado do anime pelo conteúdo e tem muito anime merda por ai é um insulto VC falar que é o pior

      Excluir
    2. Obviamente não vai me responder típico de bater eu me pergunto o que tem de difícil VC admitir que falou merda todo humano erra leia meu comentário VC provavelmente não gostou do anime pelo conteúdo mas é inegável que o anime é no mínimo muito bom

      Excluir
    3. Ele comentou quase 1 ano atrás... E você está como "anônimo", ele usou um perfil.

      Excluir
  4. Não concordei em muita coisa que VC flw primeiramente a proposta do anime não é tentar copiar tudo que os vikings faziam eles Simplesmente usaram um tema real e verídico sobre vikings para fazer o anime mas nada que tem haver com avaliação segundo o anime deu um início preconceitouso a todos mas não por questão de linguagem e sim pensar que o anime se denserolaria daquela maneira(que não foi daquela maneira)e dps de Assistir tudo vesse que valeu muita pena ter começado daquela maneira VC não falou sobre o perfeito desenvolvimento do personagem que o anime entrega a critica foi basicamente ficar toda ela a falar sobre não ser totalmente parecida com a cultura viking que pq VC foi com a proposta disso mas a proposta do anime NAO FOI ESSA como eu expliquei antes e terceiramente a animação tá muito boa VC não se fez a questão de avaliar todos pontos dela (sim a animação tem algumas falhas pela conta de falta de orçamento e talos mas não deixa de ser muito boa mas não é perfeita )VC não avaliou como a cor viva da animação combina com o ambiente que o anime se passa tem o outro ponto também que VC não avaliou que foi os personagens que os personagens são perfeitos e com cheio de carisma é incrível ver como eles são diferentes um dos outros e desenvolvense contando com a situação que passaram as lutas são incríveis e emocionantes quarto VC espera movimentos 100%realistas vindo de um anime de ação um anime nunca vem com essa proposta por mais que não envolva poderes sempre vai ter algo para deixar as lutas mais emocionantes e melhores e me diga quando alguém fez movimentos de naruto kkkkk /então eu achei o anime perfeito não tem o que falar mal dele não gostei da sua critica muita coisa que VC falou foi inválida sendo que VC veio com proposta de Assistir um anime que cópia totalmente a cultura dos vikings sendo que a prosposta não é essa eu acho que VC desmereceu o anime sendo que80% da critica tava falando de cultura que como eu falei é inválido na critica faltou muitas coisa incríveis sobre anime notáveis que VC não falou sobre

    ResponderExcluir
  5. Mas mesmo que eu não tenha gostado da crítica obrigado pelo esforço

    ResponderExcluir
  6. E esqueci de falar mais uma coisa o anime tem uma impresibilidade incrível que deixa qualquer um (que não é hater de boca aberta)

    ResponderExcluir