25/03/2021

Resenha - Horimiya - Anime


Informações
Nome: Horimiya
Episódios: 13
Lançamento: 2021
Estúdio: CloverWorks
Gênero: Comédia, Romance, Escolar, Slice of Life, Shounen
Duração: 23 min.

Sinopse: Embora admirada na escola por sua bondade e habilidade acadêmica, a estudante Kyouko Hori esconde outro lado dela. Com os pais muitas vezes longe de casa devido ao trabalho, Hori tem que cuidar do irmão mais novo e fazer as tarefas domésticas, sem ter tempo para socializar fora da escola. Já Izumi Miyamura é visto como um otaku que usa óculos, mas na verdade ele é realmente uma pessoa muito gentil. Além de ter piercings escondidos atrás de seus longos cabelos e uma tatuagem nas costas e outra no ombro. Por puro acaso, Hori e Miyamura passam um pelo outro fora da escola, nenhum parecendo como seria de esperar. Os jovens aparentemente opostos se tornam amigos, compartilhando um lado que nunca mostraram a ninguém.


História

Hori é uma garota popular, inteligente e bonita, mas que tem um pequeno segredo. Em casa, ela tem uma aparência diferente, por estar sempre cuidando de afazeres domésticos e de seu irmão mais novo. Ela não quer que ninguém de sua escola saiba como ela é normalmente. Já o Miyamura, no colégio parece um otaku, usa óculos e tem cabelo comprido cobrindo o rosto. Ele está sempre isolado e não conversa com os colegas de classe. Mas fora dali, se revela um garoto muito gentil e descolado, cheio de piercings e tatuagens.

A história começa seguindo ambos os personagens, conforme eles vão se conhecendo mais, interagindo dentro e fora da escola, com Miyamura sempre presente na casa de Hori. Também vemos os amigos e familiares, suas interações e traumas do passado. Apesar de ser um romance leve e gostoso de acompanhar, não é enrolado, tudo acontece em um ritmo interessante e podemos ver a evolução dos personagens (e do casal) sem muita demora.


O anime tem a atmosfera de uma típica comédia romântica enquanto mantém o espectador envolvido no drama e se preocupando com os personagens e seus relacionamentos. Todos nós sabemos quem vai acabar com quem, mas, apesar disso, continuamos a aproveitar os momentos do cotidiano deles (apesar de muitos casais serem óbvios, como os protagonistas, tem outros que não sei se vão acontecer ou não, mesmo no mangá ainda tem muitos mistérios!).

Como uma pessoa que gosta de comédias românticas, posso dizer que este anime é uma obra agradável e divertida que vai fazer você acreditar no amor. O anime não é perfeito, tem cenas que causam um certo estranhamento, não sei dizer se é por conta de ter lido o mangá... Gostaria da opinião de alguém que apenas viu o anime, por favor deixar um comentário! ^_^


Hori-san to Miyamura-kun, meu querido Horimiya, é um caso especial em minha vida. Genuinamente não consigo lembrar de ter lido um mangá antes de ver o anime. Eu sempre começo a ler o mangá depois de ver o anime, para continuar acompanhando a história, pois nem sempre o anime conclui o rolê. Consumo MUITO mais animes do que mangás.

No caso de Horimiya, se minha memória não estiver me enganando, é a primeira vez que acompanho um mangá para só depois assistir o anime. Fiquei bem feliz quando anunciaram que iria ter a animação, pois leio o mangá fazem anos. E finalmente, depois de todo esse tempo na vida otaku, tive a experiência de ler o mangá antes de ver o anime.


Animação

Parabéns para o estúdio CloverWorks! A arte está bem lindinha, gostei bastante. Além de Horimiya, eles também fizeram a segunda temporada de Yakusoku no Neverland e o lindíssimo Wonder Egg Priority. Acompanhei todos essa temporada e realmente, parabéns ao estúdio por manter um bom trabalho. Vi no Twitter a galera falando de umas dificuldades que o estúdio estava enfrentando, mas na minha opinião, todos os animes foram bem animados e não tenho grandes reclamações. São projetos relevantes e imagino que não deva ser fácil manter a qualidade, além do fator pandemia. Mas aqui a animação está lindíssima e fico muito feliz com isso!


Músicas

A abertura tem uma ótima música, é bem gostosa de ouvir. O encerramento também é agradável, mas além da ótima escolha de música, tem uma animação diferenciada que é super lindinha.

Abertura:
"Iro Kousui" - You Kamiyama

Encerramento:
"Yakusoku" - Friends (フレンズ)


Vale a pena ver?

Com certeza. Excelente recomendação para fãs de comédias românticas escolares. Uma história que te faz rir, aquece o coração e também te faz refletir um pouco, especialmente no clássico "não julgar pela aparência". Sou super fã do mangá, adorei o anime, indico ambos para quem tiver interesse. As relações entre os personagens se desenvolvem em um ritmo muito bom e não segue o mesmo esquema de muitos animes de romance, com toda aquela enrolação. Sem dúvidas vale a pena! 

8 comentários:

  1. Só vi o anime e fiquei meio despontado na verdade. Começou ótimo, a comédia tava no ponto e o romance desenvolvendo legal. O problema é a quantidade de personagem secundário que decidiram colocar num anime curto como esse. Aposto que no mangá tiveram tempo de desenvolver eles, mas no anime ficou super corrido a ponto de mal dar pra diferenciar quem é quem. A amizade deles não teve desenvolvimento, apenas aconteceu de um episódio pro outro sem explicação. A personalidade do miyamura também se perdeu bastante, mal da pra reconhecer ele nos últimos episódios ( principalmente o 11 ). Fiquei triste pq o começo foi ótimo mas dá metade pro final deu uma desandada nervosa. Mas não me arrependo, acho que vale a pena apesar disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente eu acompanhei o mangá (inclusive já li o manga umas 15 vezes kkk)Eu amei o manga a história é os personagens,mas eu achei q no final se perdeu um pouco alguns personagens secundários ficaram sem desenvolvimento ao longo da história, alguns personagens simplesmente desapareceram do manga sem nem explicação,e também tem o fato de no começo eles passarem uma imagem dos personagens e do nada essa imagem muda...

      Excluir
  2. To gostando bastante é bem anticonvencional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu mais gosto é que não tem que esperar o anime inteiro para ver o casal acontecer!

      Excluir
  3. pensa num anime bom, pqp... cada eps mais lindo que o outro e outra me arranca umas lagrimas :') super recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Acho esse anime muito semelhante a Tonari no Kaibutsu-Kun...(seria um remake =p) talvez por isso eu tenha curtido ele.

    ResponderExcluir