13/06/2021

Resenha - 86 - Anime


Informações
Nome: 86
Episódios: 11
Lançamento: 2021
Estúdio: A-1 Pictures
Gênero: Ação, Drama, Mecha, Militar, Sci-Fi
Duração: 23 min.


Sinopse: A República de Santa Magnólia. Este país há muito está sitiado por seu vizinho, o Império Giadiano, que criou uma série de drones não tripulados chamados de Legião. Depois de anos de pesquisa meticulosa, a República finalmente desenvolveu seus próprios drones autônomos, transformando a luta unilateral em uma guerra sem baixas – ou pelo menos, é o que o governo afirma. Na verdade, não existe guerra sem sangue. Além dos muros que protegem os 85 territórios da República está o "inexistente" território 86. Os jovens desta terra abandonada são marcados como "86" e, arrancados de sua humanidade, lideram as armas "não tripuladas" para a batalha.


História

O contexto em que a história acontece é o seguinte: de acordo com a República, a guerra contínua contra o Império não tem baixas (mortes), no entanto, isso é mera propaganda. Enquanto a população de cabelos prateados dos 85 setores da República vivem com segurança atrás de paredes protetoras, aqueles de aparências diferentes são colocados na 86ª facção secreta. Conhecidos como Eighty-Six (Oitenta e Seis), eles são forçados a lutar contra a Legião autônoma do Império sob o comando dos "Handlers" republicanos.


Temos dois personagens principais, uma da República e um dos 86. Vladilena Milizé é designada ao esquadrão Spearhead para substituir seu antigo Handler. Evitada por seus colegas republicanos por ser uma apoiadora dos 86, ela continua a lutar contra essa discriminação desumana. Shinei Nouzen é o capitão do esquadrão Spearhead. Infame por ser o único sobrevivente de todos os esquadrões em que esteve, ele insiste em aceitar os nomes e desejos de seus companheiros mortos.

Juggernauts são os drones "não-tripulados" de guerra, desenvolvidos pela República para conter os ataques da Legião, que são drones autônomos do Império. Mas os Juggernauts só são "não-tripulados" para propaganda. Na verdade, eles são pilotados pelos 86, humanos tratados como inferiores, e usados como mera ferramentas. Então vamos acompanhar o encontro de Vladilena Milizé com Shinei Nouzen e seu esquadrão, e ver como isso mudará a história. Particularmente, não sou grande fã de Mecha, mas adoro ação e um bom drama. Sempre confiro os lançamentos do estúdio A-1 Pictures, pois geralmente é coisa boa.


Mas por mais que muitos tenha amado o anime, ele não me cativou tanto. Fiquei muito confusa no começo, senti falta de explicações mais detalhadas sobre o que estava acontecendo e sobre quem eles eram. Ao mesmo tempo em que fiquei confusa, enquanto acompanhava os episódios semanalmente, ficava com aquela sensação de "já vi isso antes", como se essa história fosse extremamente familiar. Pessoalmente não achei impactante. Não estou falando que é ruim, inclusive, é uma obra muito bacana e entendo os motivos de muitos amarem ela, apenas estou falando que não consegui me apegar aos personagens, então não me emocionei com os acontecimentos.

Em muitas cenas, sentia que forçavam o drama só para deixar o espectador triste, mas mesmo eles forçando o drama, não conseguia me conectar com os personagens e com as cenas. A história é legal, tem um conceito interessante, mas o modo como foi executada e apresentada não funcionou muito bem para mim. A ideia do blog é fazer resenhas positivas e recomendar animes, não é meu perfil ficar criticando seriamente e apontando defeitos, mas existem alguns vídeos no Youtube com críticas mais sérias sobre esse anime que representam como me senti.


Animação

É um anime da A-1 Pictures, então nem preciso dizer muita coisa. A animação é linda, a arte é maravilhosa, tudo é bem feito, bem animado, tem ótimas cenas de batalha/ação, tem aqueles "close up" nos personagens ou em objetos que são extremamente deslumbrantes... É um anime de alta qualidade dentro dos padrões de hoje em dia. Personagens bonitos e belos cenários. Tudo dentro do esperado do estúdio. Sobre a animação, não tenho reclamações, é linda demais!


Músicas

Abertura:
"3-pun 29-byou" - hitorie

Encerramentos:
"Avid" - SawanoHiroyuki[nZk]:mizuki 
"Hands Up to the Sky" - SawanoHiroyuki[nZk]:Laco 


Vale a pena ver?

Se você é fã de ação e drama, e também curte essa pegada militar, pode ser que vale a pena dar uma conferida. Infelizmente, como mencionei anteriormente, o anime não me cativou tanto quanto eu esperava, não conseguia me emocionar com as cenas (e olha que eu me emociono com qualquer coisa) ou me conectar com os personagens, mas de um modo geral foi bacana. E para quem curtiu, já tem segunda temporada confirmada, fiquem de olho!

Um comentário:

  1. Realmente, os drama não achei grande coisa, mas a abordagem militar, foi tão bem executada, geralmente não gosto de quando colocam "política" em animes, mas graça a direção e ao roteiro foi o que motivou a continuar assistindo, mostrando de forma sólida os acontecimentos da guerra.

    ResponderExcluir