10/12/2021

Resenha - The Summit of Gods - Outros


Informações
Nome: The Summit of Gods
Episódios: 1
Lançamento: 2021
Estúdio: Folivari, Mélusine Productions
Gênero: Aventura, Drama
Duração: 1h. 35 min.

Sinopse: A missão obsessiva de um fotojornalista para a verdade sobre a primeira expedição ao Monte Evereste leva-o a procurar um adorado alpinista que desapareceu. 


História

The Summit of Gods já havia captado a minha atenção na Netflix, mas foi só após ler o artigo do blog Full Frontal, sobre animações francesas, que realmente decidi sentar-me e assistir. A história fala sobre o montanhista Joji Habu, um homem egocêntrico completamente focado no seu objetivo de escalar as mais perigosas montanhas, e Fukamachi, um fotojornalista que busca desvendar um mistério do Monte Evereste. 

Ambos os protagonistas são altamente apaixonados pelas suas missões e vão aos limites das suas habilidades para conseguirem alcançá-las, mas apesar de os dramas humanos serem um ponto forte da obra, se me questionarem sobre qual penso ser o seu principal elemento, teria que falar das montanhas, particularmente o Monte Evereste.


O montanhismo é uma atividade altamente conhecida, mas penso que para o público geral é visto como algo um pouco simples. Todos sabemos que o ser humano enfrenta diversos obstáculos quando chega a certas altitudes, e como o frio afeta o nosso corpo, mas nada nos prepara para a realidade da situação. O filme demonstrou perfeitamente e de forma muito realista os entraves que está prática acarreta, desde a densa neve, as tempestades, o frio que congela o corpo ao ponto de mal conseguirmos nos mexer, mais as alucinações e tonturas, tudo ideias bases, mas que são magnificamente exploradas. 

Outro sentimento que senti prevalente, um pouco também por consequência da atitude do nosso protagonista, é a solidão. Quando se adentra numa aventura destas, é só nós e as montanhas, e apesar de ter o seu encanto é igualmente aterrador, sai com todo um novo respeito por está pratica no final. 


Animação

Esta é uma adaptação do mangá de Jirô Taniguchi realizado pelos estúdios Folivari e Mélusine Productions. O produto final entregue pela equipa é simplesmente lindíssimo, como disse as montanhas são realmente o elemento principal do filme, demonstrando paisagens fenomenais com diversos enquadramentos dinâmicos. Os próprios efeitos usados para dar vida as tempestades são muito bem implementados, deixando-nos a sentir como se estivéssemos lá com eles. A parte humana desta longa-metragem também está igualmente de parabéns, é incrível e com muitos detalhes nos movimentos dos personagens. É simplesmente um regalo para os olhos.


Vale a pena ver?

The Summit of Gods é um excelente filme com uma narrativa forte e uma exposição incrível do mundo do montanhismo, não consigo recomenda-lo o suficiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário