30/09/2014

Resenha - Hollow Fields - Mangá


Hollow Fields é um mangá em 3 edições e foi o ganhador de um prêmio internacional de mangás promovido pelo ministério japonês. Ele é um mangá "antigo", não é um lançamento, mas como gostei, resolvi fazer resenha! Sempre via esse mangá por ai, nas lojas, sites, blogs... Sempre achei a arte da capa LINDA...Mas nunca fui pesquisar sobre o que era. Até o dia que encontrei os 3 juntos, e como não resisto a coleções completas, comprei. Todos sabemos que é errado julgar pela capa, mas elas são tão lindas e coloridas e brilhantes que me conquistaram!

Sobre a autora:
A australiana Madeleine Rosca é a autora dos três volumes de Hollow Fields. Nascida e criada na cidade de Grippsland, formou-se em Belas Artes na Universidade de Monash. Seu mangá Hollow Fields foi um dos ganhadores de um prêmio internacional de mangás promovido pelo ministério japonês. Sua vitória se deve a conseguir pegar toda a essência do mangá japonês e fazer uma história envolvente para qualquer cultura. Quem nunca teve problemas na escola?


Lançado no Brasil pela editora New Pop:

Título: Hollow Fields
Formato: 12,7 x 18,9 cm
Acabamento: brite 60gr – capa cartonada 4x0
Preço: R$ 10,00
Volumes: 3 volumes

Não há coisa mais aterrorizante que um primeiro dia de aula numa escola nova, não é mesmo? Colegas que você não conhece, um terreno diferente e assustadores adultos que têm o poder de te dar ordens, tudo isso é apavorante… VOCÊ QUE PENSA!

Lucy Snow se matricula por acidente em Hollow Fields, uma escola construída para formar… os cientistas malucos de amanhã! Deixe a matemática e o português de lado para aprender sobre Taxidermia e Robótica usando mecanismos de relógio. E que tal não ter Educação Física para ter aulas de como se assaltar um túmulo no cemitério? Não tem como ser pior, não é? Bom, tem, sim.

A escola é controlada com mão de ferro pela Senhora Weaver, uma assustadora diretora que criou uma regra que lembra a Seleção Natural. Ao final de cada semana, o aluno com as piores notas é enviado para a detenção num misterioso moinho de vento. Ninguém sabe o que de terrível acontece por lá… pois nenhum aluno voltou do lugar até hoje!

Lucy esperava uma escola tradicional, mas agora terá que aprender todos os macetes da ciência proibida se quiser sobreviver num colégio em que bonecas vestidas de enfermeira inspecionam os corredores, membros do corpo professores despencam no meio das aulas e onde você pode ser devorado por um trabalho escolar descontrolado.


HOLLOW FIELDS 1


HOLLOW FIELDS 2


HOLLOW FIELDS 3


Desculpa pelas fotos com péssima qualidade! Eles são muito mais bonitos pessoalmente! Se clicar, ela amplia, dá para ver melhor, mas não muito hahaha Desculpa!

PONTOS POSITIVOS:

A arte é linda! Não só por fora, mas por dentro também (às vezes tinha a impressão de que algumas pessoas estavam meio deformadas, mas nada grave). Sou apaixonada pelas capas. Tão coloridas e brilhantes!

No final de cada volume, haviam extras interessantes como: detalhes sobre a história, a escola e os personagens, flashbacks alternativos, tirinhas e arquivos escolares.

Preço! Acho justo um mangá custar R$10,00. 

A lombada do 2 está um pouco torta ç_ç

PONTOS NEGATIVOS:

Tem duas coisas que não curti muito: alguns erros de português e uma edição de imagem bem preguiçosa (para não dizer mal feita). Erros ortográficos eu até perdoo um ou outro, mas nos três volumes haviam vários (tirei foto de alguns exemplos, mas só erros bobos mesmo, não peguei os que tinham spoilers). Agora, edição de imagem é algo que me incomoda MUITO. Não é difícil fazer uma edição bem feita, só dá um pouquinho de trabalho e dependendo da situação leva um pouco mais de tempo, mas não é impossível! Ou eles estavam com muita preguiça ou fizeram correndo (ou eram amadores, vai saber).  Como nos exemplos que peguei, o do livro eles nem tentaram disfarçar, só colocaram um quadrado branco e escreveram por cima... No outro, as letras estão saindo pra fora do balão... Talvez algumas pessoas nem se importem com esses detalhes, mas eu sempre reparo.

Na primeira deveria ser "obedecer" e na segunda "de seus".

Livro mal editado e fala saindo do balão.

SOBRE A HISTÓRIA:

O primeiro volume é a introdução da história e dos personagens. Um novo mundo, novos personagens, novas aventuras. O segundo volume é o desenvolvimento, tem vários acontecimentos e explicações. E o terceiro é a conclusão, com revelações e o final feliz. Dos três volumes, eu gostei mais do primeiro, achei mais interessante. Talvez o fato de ter lido tudo em um único dia, fez parecer cansativo, por isso o primeiro foi mais emocionante.  O segundo foi necessário para o desenvolvimento da história e o terceiro vem com o grande final.

Bem, a história tem aventuras e fantasias, eu gostei e achei bem bonitinha. Alguns clichês básicos sobre amizades, mas é necessário para manter a magia haha

Lucy se inscreve em uma escola para cientistas do mal por engano, ela acaba se envolvendo com os outros alunos e com os mistérios que acontecem por lá. Assim como nosso querido amigo Harry Potter, ela nunca ouvi nada sobre esse novo mundo, mas de alguma forma, ela consegue virar a estrela do lugar, superar os inimigos e conquistar a todos. Como são só três volumes, não queria entrar em detalhes se não estraga a surpresa e a emoção de ler e ir descobrindo os mistérios.

É algo gostoso de ler, é descontraído. Quem gosta de histórias escolares, assim como eu, vai achar interessante. Além de ser barato (estou sofrendo com o aumento dos preços dos mangás)!

Quando vejo imagens assim, dá vontade de colorir!

Opinião da Mari: Eu gostei bastante do mangá. A arte é bem fofinha! Uns erros aqui e ali de vez em quando, mas sempre é normal em mangás acontecer isso. Eu não sei como não reparei nos erros de ortografia que a Mônica citou, isso é uma das coisas que mais me incomoda nos mangás e eu não vi nenhum hahaha. A história é bem bobinha, mas é divertida. Tem os clássicos clichês de amizade e que a garota nova mesmo sem saber nada daquele mundo de algum jeito consegue se sair bem! Mas se você não se incomoda com isso desde que tenha um desenvolvimento legal, Hollow Fields pode ser um ótimo mangá pra você. É descontraído, a arte é bonita, a história tem um desenvolvimento bom. Recomendo!

Estou feliz de ter comprado, gostei bastante, achei legal, achei bonito, achei barato. Foi uma experiência diferente, mas boa! E vocês? Já leram?

4 comentários:

  1. Com uma capa dessa *--* Quem que resiste?

    ResponderExcluir
  2. Alguem sabe onde posso comprar esse mangá pela internet? pq aqui na minha cidade não vende mangás :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem 2 sites que já comprei muito e confio que são:

      http://universolumina.com.br/produto/colecao-hollow-fields/

      http://lojajworld.com.br/

      Excluir
  3. Parece um mangá ótimo para amantes de sci-fi

    ResponderExcluir