20/10/2014

Naruto: Anime vs Mangá


Naruto foi um dos primeiros animes que assisti, acompanho desde 2007. Na época, o único anime que estava vendo era Zatch Bell (Konjiki no Gash) e adorava. Um dia, duas amigas estavam conversando sobre o que era melhor: Zatch Bell ou Naruto, e a que defendia Naruto argumentou tão bem que fiquei curiosa e resolvi ver. Resultado: amei.

ATENÇÃO! ESSA RESENHA NÃO TEM IMAGENS!
Saiba o que aconteceu aqui.

Eu e meu irmão gostávamos muito, o problema era que nós víamos na TV (minha família não era grande utilizadora de computadores e internet, eramos humildes haha), e na TV ele só ia até uma parte e depois ficava repetindo eternamente... Depois de ver umas 3 ou 4 vezes os mesmos episódios, nós encontramos os DVDs para comprar (eramos juvenis, foi nosso primeiro contato com a pirataria hahaha). Nisso, começamos a comprar os DVDs e fomos gostando cada vez mais do anime. A primeira vez nós vimos muito rápido, pulando abertura, encerramento, vendo MUITOS no mesmo dia... Depois que acabamos o clássico, resolvemos ver novamente, com calma e apreciando a diversão.

Uns anos depois, a internet enfim chegou a nossa casa. Paramos de comprar os DVDs, meu irmão parou de assistir, e eu comecei a ver pelo computador. Já aconteceu de eu ficar meses sem ver e esperar acumular para depois ver tudo de uma vez. Agora eu acompanho semanalmente.

Recentemente comecei a ler o mangá de Naruto, pois achei aquele volume 3 em 1 e resolvi comprar tudo desde o começo. É bem diferente o mangá do anime, não esperava por isso. Sempre escutei que "o mangá é melhor", "o mangá não tem fillers", "blá blá blá"... Talvez eu seja a única a pensar assim, mas, eu acho o anime melhor. Talvez seja por ter visto o anime antes do mangá, ou por achar as lutas mais legais em animação, e também tem as aberturas e encerramentos (principalmente do clássico) que são ótimos!

No anime, a história se desenvolve melhor, tem mais explicações, é mais detalhado. Já no mangá, é tudo muito rápido! Se eu não tivesse assistido o anime primeiro, acredito que não entenderia algumas coisas só lendo o mangá. Muita gente prefere o mangá justamente por isso, por tudo se passar mais rápido, por não ter "enrolação", mas muitas coisas são perdidas nisso, pelo menos é essa a impressão que tive. Também senti muita falta do desenvolvimento dos personagens, no anime eles aparecem mais, já no mangá, eles mal foram apresentados e já estão morrendo...

Quando se trata de censura, é claro que o mangá é bem mais explícito, nos ferimentos, sangue e mortes. Até alguns cenários são alterados. O anime é mais "inocente", mas isso é normal em adaptações. Para ser honesta, fiquei chocada com algumas cenas do mangá hahaha


O que me incomodou bastante, foi o fato de no mangá, a história se desenvolver MUITO mais rápido, eu gosto dos fillers, eu gosto das explicações detalhadas. Cheguei a achar que os mangás que estava comprando tinham páginas a menos, de tão resumido que é, mas descobri que é desse jeito mesmo. E não entendam errado, quando digo que gosto de fillers, são os do clássico, eles são super legais e divertidos, esses que estão tendo agora no Shippuden, estão só atrapalhando o desenvolvimento da história.

Não gosto de enrolação. Acho que ninguém gosta. É legal quando eles acabam um arco, encerram aquele assunto e ai fazem uma aventura filler. Isso que estão fazendo de ficar enfiando filler no meio na Guerra Ninja é ridículo. Minha opinião é que tem que finalizar um arco para depois começar outro, seja filler ou não. Uma enrolação aqui ou ali, às vezes tudo bem, mas TODA vez não né!

Mesmo assim, ambos são bons, tudo depende se você gosta de uma história que se desenvolve mais rápido ou mais devagar. Naruto tem um lugar especial no meu coração! Seja anime, seja mangá, quero acompanhar pra sempre, mesmo com fillers e enrolação. Assisto desde antes de saber o que era anime, via na TV achando que era um "desenho normal", juvenil, não sabia das coisas otaku da vida hahaha E os fillers do clássico são ótimos, ok?

Bom, geralmente finalizo perguntando a opinião de vocês, mas como sei que todo mundo vai responder "prefiro o mangá", nem vou perguntar! hahaha

OBS: a Mari disse que esse post deveria ir em "resenha" ou "outros", mas achei ele informativo e quis colocar nas "informações". Aceite Mariana hahaha

10 comentários:

  1. acho que deviam parar com essa rivalidade, eu prefiro o anime, porque o mangá é mais complicado de acompanhar, o unico mangá que comprei todas as edçoes foi death note, naruto prefiro o anime, so que em questão de emoçao, o mangá vence, prq tem cenas forte, e no anime é mais leve, no mangá acontece dirrepente por isso surpriende.. e foi massa esse post

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro o anime. Eu acho q a parte do madara no mangá é um pouco curta mas no anime o madara só nos hack eu gostei mto mais. Acho q as lutas no mangá parecem curtas e no anime tem mais emoção

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi o anime, mas já li até ao volume 14 do mangá e tenho que admitir... não sou apreciador de Naruto. "Consigo" ler sem problema, mas aborreço-me um pouco e não consigo ler volumes de enfiada, com verdadeiro prazer. Ainda tenho um longo caminho pela frente, até porque tenho na minha estante até ao volume 60. Um dia pretendo ver o anime e aí poderei comparar.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu comecei a ver o anime pela tv rs achava que o guy era o pai do rock lee rs meu primeiro contato com naruto foi pela sbt .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Eu também, sempre pensei que ele fosse o pai do Lee, aí quando assisti de novo pensei "Hã? Mas não é o pai dele? Os dois são muito parecidos!"

      Excluir
  5. Bem, eu prefiro o mangá. Não que seja melhor que o anime, mas é porque o anime é muuito longo e eu prefiro o mangá pela história ser mais rápida.
    É claro que o fato de eu não entender nada do que está acontecendo nas cenas de luta e de não ter cores é ruim mas mesmo assim eu prefiro o mangá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo depende da pratica amigo eu tmb era assim hoje é mais facil entender as lutas pelo mangá kkkkk

      Excluir
  6. Recomendo pra vcs lerem alguns grandes títulos como Hajime no ippo, One Piece e Gantz( meu preferido até hoje) dps de ler esses mangás vcs passaram a ver mangás de outra forma igual a mim eu mesmo gostava mais da animação mais na verdade o mangá é muito mais bem feito ( vcs acham o mangá mais curto e rápido mais é pq vcs veem o episodio e este é feito de 1~2 capítulos do mangá) tipo as cenas impactantes são MT mais fodas, e tmb os golpes são MT mais bem feitos no mangá além disso te da a liberdade de imaginar as vozes ou cores das roupas/cenários que estão ali.

    ResponderExcluir