11/03/2015

Resenha - Kingdom Hearts - Mangá


Nome: Kingdom Hearts
Nome em japonês: キングダムハーツ

Informações
Tipo: Mangá
Volumes: 4
Capítulos: 43
Gêneros: Aventura, Fantasia, Shounen
Autores: Shiro Amano (arte), Nomura Tetsuya (história)

Sinopse: Sora é um garoto energético que quer explorar o mundo com seus amigos Riku e Kairi. Os três trabalham duro para construir uma jangada para deixar sua ilha, mas um dia uma força misteriosa ataca a ilha e Sora recebe uma arma chamada Keyblade. Ele luta com monstros estranhos e vai parar numa cidade desconhecida. Enquanto isso, Donald e Pateta deixam seu castelo para procurar pelo Rei Mickey e o escolhido que tem a chave. Sora se junta com Donald e Pateta e os três saem em uma jornada para procurar seus amigos e salvar os mundos.


História

O mangá de Kingdom Hearts é uma adaptação do jogo com o mesmo nome produzido pela Square Enix. Sora estava construindo uma jangada com seus amigos mas o Riku é quem faz quase tudo, porque o Sora é um vagabundo e a Kairi tava ocupada fazendo um amuleto com conchas pra usar nas macumbas, mas sua ilha foi atacada e eles se separam. Ele acaba indo parar numa cidade estranha onde conhece Donald e Pateta, que estavam procurando por ele por ser o escolhido da Keyblade, a arma que pode derrotar os Heartless - monstros que nascem da escuridão do coração - e salvar o mundo. Os três então saem em uma divertida jornada para salvar os mundos.


Em comparação ao jogo, a história é muito resumida e poucas coisas são mostradas e explicadas. Tem muitas cenas cômicas não presentes no jogo e é bem corrido. A maioria dos capítulos tem em torno de 10 páginas, o que não melhora muito a situação. Pra quem não conhece o jogo não deve dar pra entender muito bem e a história parece bem bobinha. Bem, claro que tem um lado meio bobinho por causa dos personagens da Disney e o fato do primeiro jogo ser o menos tenso da série, mas o mangá é bem infantil. Ah, e tem uns personagens de Final Fantasy ai no meio.


O mangá é mediano, o desenvolvimento é corrido, tem capítulos muito curtos, muitas cenas não presentes nos jogos, e para quem não conhece o jogo deve ficar muitas pontas soltas. Mas é muito engraçado, até quem não conhece o jogo vai dar umas risadas.


Arte

A arte é bem simples e fofinha, não é muito boa mas é fofinha então quem se importa? mas nos últimos volumes de KH II dá pra ver o quanto a arte evolui. O traço também deixa o mangá com uma aparência infantil, mas como os personagens tem uns 12~14 anos e até ai a história é meio infantil, não diria que é um ponto negativo porque é fofinha e ninguém liga pro resto.


Edição da Abril

Agora é aquela parte que divide os lados da guerra. Uns acharam a edição da abril boa, uns odiaram, e pra variar eu estou no meio -q é uma edição simples, sem páginas coloridas, o material da capa e as folhas são os mesmos da maioria dos mangás. As capas seguem o mesmo padrão da japonesa, frente e verso diferentes, o que é legal. Pra mim, o único problema é: R$ 12,00 pra 133 páginas. Cara, Turma da Mônica Jovem tem o mesmo tamanho e minha mãe eu pago R$ 7,90. Lúcifer e o Martelo é pouco mais de um real mais caro e a qualidade e o tamanho são muito melhores e tem páginas coloridas. O preço é um pouco salgado pra uma edição tão simples, mas ainda sim o mangá vendeu muito bem, tão bem que você não acha em quase lugar nenhum. Eu tive muita sorte de achar alguém vendendo pelo preço de capa num grupo de vendas. E quando perguntei pra Abril se eles pretendiam abrir o site online deles de novo ou fazer uma reimpressão, só mandaram o site da Livraria Cultura e disseram que lá tinha. Sim, tem, mas o 358/2 e o KH II, não o primeiro.


Não tenho reclamações sobre a tradução. Keyblade, Heartless e outras palavras e cidades do jogo deixaram como no original e colocaram a tradução do lado do quadrinho, e fizeram o mesmo com as magias (não tem espada-chave, relaxem). Os personagens da Disney ficaram com os nomes brasileiros (Goofy - Pateta, Jiminy - Grilo Falante, etc). No começo do primeiro volume tem uma introdução ao universo de KH, sobre o que é mangá, porque o mangá está no sentido de leitura ocidental, e no final tem curiosidades sobre os personagens e Final Fantasy. Achei muito bacana a Abril ter feito isso, pra mim que não conhece Final Fantasy e só li um pouco sobre os personagens no Jiminy's Journal do jogo explicou algumas coisas. 

Céus, quem serão os vilões?! Que mistério!

Vale a pena ler?

Se você não conhece o jogo e nem tem interesse e não vai ter uma amiguinha pra te explicar as paradas que não fazem sentido mas fazem sentido, não. Recomendo que joguem o jogo ou pelo menos vejam no youtube caso seu PS2 tenha algo contra o KH 1 e não rode igual o meu e seu pc não rode emulador. Como é muito difícil de achar o mangá por um preço bacana e a edição da Abril nem tá aquela maravilha, só recomendo comprar se você for fã mesmo, já que tem o mangá traduzido na internet. E não tenham preconceito por ter os mundos da Dinsey no meio, Disney é legal poxa :c


Aguardo vocês na resenha de KH: Chain of Memories, onde a bagaça começa a não fazer mais sentido mas faz sentido (◡‿◡✿)


Capas brasileiras:


Até a próxima~

15 comentários:

  1. arte simpless e fofinha agradou milhoes por anos, a disney é mito nsses traços, otimo post

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Também achei um pouco caro e, como não sou nenhuma expert em Kingdom Hearts, resolvi não comprar, mas sei lá... Dá um certo arrependimento porque amo Disney, esse traço é super fofo (apesar de simples) e sei que uma hora ou outra vou viciar nesse jogo. meh.
    Agora já foi... Pobre demais pra comprar tudo de uma vez. dkjhfsdjhdsj Que bom que meu amigo comprou todos tho. hahaha
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vicie logo nesse jogo xD
      Pega emprestado do seu amigo, vale a pena dar uma conferida no mangá ^^

      Excluir
  3. Eu fico me perguntando como ia ser o mangá com os traços do.... ah, esquieci o nome!
    (Mas a arte q eu falo é essa da minha imagem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seria um pouco estranho com a arte do jogo xD

      Excluir
  4. Otimo post :v, uma duvida, se eu jogar o jogo pra Ps3 , vou compreender melhor a historia ? :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a versão pro PS3 é um remix em HD com todos os jogos (menos o 3D), então os gráficos são muito melhores que os do PS2 além de ter mais coisas pra fazer.
      Como eu queria ter um PS3 T__T

      Excluir
    2. *o* compreendi , vou colocar pra fazer download hj msm :v

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amo os jogos dessa franquia.

    ResponderExcluir
  7. TEM TRADUZIDO NA INTERNET? ONDE? ME HELPA ^^ Sou fujoshi nova e estou conhecendo um pouco, mais amei os traços do desenho, é super... KAWAII <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano tem o primeiro KH, o Chain of Memories e os primeiros capítulos do 358/2 Days em português, o resto do Days e o KH 2 só tem em inglês. E a edição da Abril tá impossível de achar, se não fizerem uma reimpressão nem compensa tentar começar a coleção.

      Excluir