25/08/2015

Resenha - Tamako Market - Anime


Nome: Tamako Market
Nome em japonês: たまこまーけっと

Informações
Tipo: TV
Episódios: 12
Gêneros: Comédia, Slice of Life
Lançamento: 2013
Produtores: Kyoto Animation, Animax, Pony Canyon, Sentai Filmworks, Animation Do
Duração: 23 min. por episódio
Classificação: +13


Sinopse: Tamako é uma aluna do primeiro ano do ensino médio que adora mochi (que são basicamente, bolinhos feitos com uma massa de arroz) e sua família tem uma loja que vende vários tipos. Mesmo ajudando na loja da família e sendo responsável até pela criação de alguns sabores de mochi, ela ainda tem tempo para curtir sua vida escolar junto com suas amigas Midori e Kanna que, junto dela, fazem parte do clube de bastão. Mas, nem tudo é perfeito. Ela também é amiga de infância de Mochizou, o filho do dono de uma outra loja de mochi, da qual a loja de sua família é rival, e, para piorar, os pais de Mochizou e Tamako estão sempre brigando. O aniversário de Tamako é na véspera do Ano Novo, e Mochizou finalmente toma coragem e resolve entregar seu presente de aniversário para ela pessoalmente e é aí que a vida tranquila e pacata deles, acaba. Um pássaro aparece no distrito de compras, onde ficam as lojas da Tamako e Mochizou, e é assim que um ano como nenhum outro, tem início.


História

Fui começar a ver o anime, abri o primeiro episódio, dei play, passou 5 segundos, e escuto a Mari gritando atrás de mim "TAMAKO MARKET! VOCÊ ESTÁ VENDO TAMAKO MARKET!" e vários gritinhos e ataques de fã... Então pedi para ela ter calma, era só o primeiro episódio, não sabia de nada a respeito no anime, simplesmente peguei ele para ver pois estava na minha lista, não queria spoilers, claro. Não lembro quando coloquei ele na lista de "animes que quero ver", só sei que me deu vontade de ver, aleatoriamente, sem motivo nenhum.


Após acabar o primeiro episódio, ficaram dois sentimentos em meu coração:
1. Que gracinha, que amor, que fofinho! *o*
2. O que é que está acontecendo?!


Como vi o anime sem saber de nada sobre ele, só entendi o básico. Não esperava um pássaro falante seduzente, nem sabia que haveriam tantos mochis. E prefiro ver animes assim mesmo, sem muita informação, pois acho mais legal. Claro que não faço isso sempre, quando estou na dúvida se o anime vale a pena, eu procuro resenhas ou algo sobre ele antes de gastar meu tempo assistindo. Mas dessa vez resolvi deixar de surpresa.


Bem, é o seguinte, esse anime é um Slice of Life, então ele mostra o dia-a-dia dos personagens e suas vidas. A história é sobre a Tamako e as pessoas ao seu redor. Sua família tem uma loja que vende mochi, e ela é amiga de infância de Mochizou, seu vizinho, que é filho do dono de uma outra loja de mochi "rival" da loja dela. Mesmo ajudando na loja da família, ela ainda tem tempo para curtir sua vida escolar junto com suas amigas e faz parte do clube de bastão. Ai um belo dia, um pássaro aparece onde ficam as lojas da Tamako e Mochizou, e a aventura começa.


Gostaria de deixar claro que eu odiei o pássaro falante (mais conhecido como Dera-chan), pois não achava ele divertido, nem engraçado, muito raramente dava alguma risadinha de alguma piada dele, mas no geral ele é o tipo de personagem que não curto. Depois que acabei o anime e passou um tempo, até pensei "poxa, ele não é tão ruim assim", mas enquanto assistia não gostava dele não. (A Mari adora ele, vai entender hahaha).


Mas fora isso, o resto foi perfeito. É um anime muito amorzinho. AMEI a Tamako, ela tem uma pintinha linda no pescoço! ♥ E apesar de ela usar lentes de contato, às vezes ela aparecia de óculos, e ADORO personagens de óculos! A amiga dela, a Shiori, também usa ♥

Essa pintinha ♥
Óculos :3

O pai da Tamako também é super divertido, ele é meio tsundere, amei ele! Adorava quando mostravam o passado, e o pai e a mãe dela jovenzinhos... Era tão bonitinho! A Kanna também era engraçadinha, saudades dela, tão fofinha! Sobre o Mochizou nem falo nada, o rapaz mais amorzinho que já vi, shippei muito! A Anko, irmã da Tamako, é puro amor, uma criança lindinha! A Choi também... TODO MUNDO É FOFINHO NESSE TRECO! ♥

Mãe e pai da Tamako quando jovens ♥

Tem MUITOS personagens, pois a história se passa em um distrito comercial, e lá é cheio de gente, além das colegas de classe e mais uma galera. Não dá para falar de todos... Só porque amo usar imagens e não consigo resistir, confiram alguns dos outros personagens (essas imagens são do filme) só a nível de curiosidade mesmo:


Além dos personagens super amorzinhos, a história é puro amor também! Fala sobre coisas do dia-a-dia, amizades, família, coleguinhas, namoradinhos, coisas fofas... Esse anime é para quem gosta de moe. Não tem nada de agressivo, é só moe, moe para todo lado, moe em toda parte. Simples assim.


Mas voltando para a história, é o seguinte, o Dera-chan veio de uma ilha onde tem um príncipe, e ele tem que achar uma noiva para o cara. Só que ele começa a enrolar, fica na loja da Tamako comendo um monte de mochi, engorda, fica vadiando, ai a Choi-chan (amiga do príncipe) vai buscar ele e ver porque ele está demorando tanto em sua missão. E nisso todos ficam amigos e ficam se divertindo e se ajudando.


Tem várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, é bem legal, porque apesar de ser um Slice of Life, não é paradão, sempre tem algo rolando. Como o Dera e a Choi na busca da noiva, o Mochizou tentando resolver seus sentimentos com a Tamako, a Anko e sua paixão... Além das situações envolvendo o distrito comercial, a escola ou até mesmo o clube que as meninas fazem parte. E claro, tem as partes mostrando o simples cotidiano e as situações comuns da vida.


Você até pode ver esse anime e achar que é um anime "bobo", mas se parar para prestar atenção, ele passa muitas mensagens para refletir sobre a vida, sobre suas ações e sentimentos... É claro que muitas delas estão dentro do contexto, então você precisa ver o anime para entender a dica. Mas não é como se a história fosse algo sem sentido ou significado, basta prestar atenção.


Tem os episódios especias, bem curtinhos, caso alguém se interesse:

Episódios 1, 2 e 3 mostram o Dera com as meninas em um bar.


Episódios 4, 5 e 6 mostram a Choi-chan se divertindo.


Tem o filme Tamako Love Story, que conta a história depois do anime, sobre o amorzinho de Mochizou e Tamako. Também tem um "filme" de 5 minutos chamado Minami no Shima no Dera-chan, que mostra o Dera depois que ele voltou para a ilha dele.

OBS: Tamako Market tem uma novel de 2013, com 1 único volume.


Músicas

Abertura:
"Dramatic Market Ride" - Tamako Kitashirakawa (Aya Suzaki)

Encerramento:
"Neguse " - Tamako Kitashirakawa (Aya Suzaki)
"Koi no Uta" - Dynamite Beams


Arte

O anime é feito pela Kyoto Animation, não preciso dizer mais nada né. Todos sabem que esse estúdio é sinônimo de moe, fofura, brilho, cores e perfeição. É sério, é tudo lindo, a arte e a animação. As cores, os cenários, a iluminação, os personagens, estavam sensacionais, não tenho do que reclamar. E apesar de ter baixado o anime em Blu-Ray, acredito que mesmo a versão normal deve ser bonita. Me lembra muito K-ON!, qualquer coisa que eles fazem ou qualquer garotinha fofa, pois elas foram as primeiras com que eu tive contato, então são minha referência principal para esse tipo de coisa.


Vale a pena ver?

Muito. A única razão que consigo pensar para alguém não ver Tamako Market é se você não gosta desse gênero, se não curte garotas fofinhas e moe. Mas sei que a maioria gosta, então é bem provável que vocês vão adorar. Recomendo do fundo do coração ♥


12 comentários:

  1. É muito fofo, muito fofo, muito fofo! O Dera chan é fofo! Tamako é fofa! Mochizou é fofo! Mochi é fofo! Tudo é fofo *¬*

    ResponderExcluir
  2. Eu chorei vendo o filme :v

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bela explicação, mas eu não irei assistir o anime por causa do moe o tempo todo, ja assisti vários animes assim e odiei D: -o moe é legal em algumas partes, mas no anime todos é meio -argh- claro não irei assistir por outros motivos também como: varios mangás que estou lendo, animes e escola(mentira feat Contínuo) :v -enfim, o texto em si tá ótimo, mas só moe enjoa, mesmo que o enredo seja daora :x

    ResponderExcluir
  5. onde acho o Minami no Shima no Dera-chan?

    ResponderExcluir
  6. Não consigo achar Minami no Shima no Dera-chan de jeito nenhum ame ajuda *-*

    ResponderExcluir
  7. Também não gosto do dera, passarozinho chato ,-,

    ResponderExcluir
  8. Não assisti ainda,Mas parece legal,Vou adicionar na lista. Amei sua resenha :)

    ResponderExcluir