21/05/2018

Resenha - Steins;Gate - Anime


Informações
Nome: Steins;Gate
Tipo: TV
Episódios: 24
Lançamento: 2011
Estúdio: White Fox
Genêro: Thriller, Sci-fi
Duração: 24 min.
Classificação: +13

Sinopse: Sendo uma adaptação de uma visual novel de 5pb altamente aclamada, Steins;Gate segue Okabe através das profundezas das teorias da ciência. Forçado através dos fios divergentes do passado e do presente, Okabe tem de arcar com as consequências que vêem com conter a chave para o reino do tempo. 



História

Steins Gate é um dos animes mais aclamados entre os Otakus e não é difícil perceber a razão. Uma história sobre um jovem “cientista maluco” que em conjunto com os seus companheiros investiga os mistérios por de trás das viagens do tempo, por si só já é o suficiente para cativar a maioria dos fãs de sci-fi.

No entanto uma boa premissa nem sempre significa uma boa história e felizmente para nós, esse não foi o caso em Steins Gate, pegando em diversos factos e histórias reais do nosso mundo como John Titor, o alegado viajante do tempo que deu muito que falar em 2000 e a teoria de Interpretação de Muitos Mundos, a obra foi moldando a sua narrativa misturando ficção com realidade.

Mas por mais fascinante que seja o lado científico do anime, onde ele realmente brilha é na construção dos seus personagens, até porque numa história movida por ciência e maioritariamente dialogo, sem um grupo carismático de personagens para a fazer seguir em frente a obra dificilmente conquistaria muitos fãs á parte do seu nicho especifico.


Okabe Rintarou, o nosso “Cientista Maluco” é extremamente carismático, contendo uma personalidade estridente que é muitas vezes responsável pelos diversos momentos cómicos, fazendo um contraste excelente com mentes como, Kurisu que demonstra uma química perfeita para com mesmo. Outros como Mayuri, uma jovem extremamente adorável e Daru, um “hacker” pervertido também contribuem para dar mais vida á história.

Todos estes ingredientes, desde as teorias complicadas de física, ao grupo que nos vai guiar pela história são trabalhados de forma harmoniosa criando uma obra, que ao contrário do que aparenta inicialmente, é extremamente coesa capaz de transmitir todo o tipo de sentimentos ao espectador, desde raiva, tristeza e felicidade.

Arte

Steins Gate pode ser aplaudido pela sua história incrível e os seus personagens marcantes, mas não devemos desmerecer a equipa por detrás da animação, numa história completamente movida pelo diálogo com poucas cenas de acção é necessário ter cuidado com a maneira como apresentamos a informação, pois por muito interessante que a conversa seja, o espectador perde facilmente o interesse se a única coisa que presenciar for duas pessoas paradas a comunicar.

E nesse aspecto a equipa está de parabéns, com o uso de diversos ângulos e frames do ambiente que rodeia os personagens, os diálogos nunca se tornam aborrecidos ou parados, chegando até a melhorá-los através de simbolismos e mudança nas cores fazendo de uma simples conversa parecer algo incrível.

Um exemplo perfeito disso é uma cena importantíssima que acontece no metro onde com o uso da luz e ângulos certeiros, uma cena por si só marcante consegue ter o dobro do impacto. Desde o momento que presenciei esse acto em 2013 que nunca mais o esqueci, agradecendo profundamente ao responsável pelo storyboard.


Músicas

Eu adoro a opening, ainda hoje consigo canta-la se necessário, ela também tem diversos simbolismos que se vão percebendo conforme vamos assistindo o anime.

Abertura:
"Hacking to the Gate" - Kanako Itou

Encerramento:
"Toki Tsukasadoru Juuni no Meiyaku" - Yui Sakakibara (1-21)
 "Fake Verthandi" - Takeshi Abo (22)
 "Sky Clad no Kansokusha" - Kanako Itou (23)
"Another Heaven" - Kanako Itou (24)



Vale a pena ver?

Sim, definitivamente sim. Steins Gate é uma das melhores obras que vi e no que toca a Sci-fi é a minha favorita, sem falar que agora com a estreia de Steins Gate 0 não existe melhor altura para adentrar nesta aventura.

7 comentários: