13/07/2018

Resenha - Golden Kamuy - Anime


Informações
Nome: Golden Kamuy
Tipo: TV
Episódios: 12
Lançamento: 2018
Estúdio: Geno Studio
Gênero: Ação, Aventura, Histórico, Seinen
Duração: 23 min.
Classificação: +17

Sinopse: Em Hokkaido, nas terras do extremo norte do Japão, Sugimoto sobreviveu a guerra Russo-Japonesa da era Meiji. Apelidado “Sugimoto o Imortal” durante a guerra, ele procura agora as riquezas do ouro na esperança de ajudar a mulher viúva do seu parceiro de guerra.
Juntando-se a uma jovem Ainu que salvou a sua vida dos climas severos do norte, eles arriscam-se numa aventura de sobrevivência contra os criminosos que igualmente procuram o paradeiro do ouro.


História

Em Golden Kamuy acompanhamos Sugimoto, um ex-soldado da guerra Russo-Japonesa e Asirpa, uma jovem pertencente a uma tribo Ainu, que procuram um tesouro que só pode ser encontrado esfolando certos criminosos que contêm partes do mapa do mesmo na sua pele.


Quando lemos uma sinopse destas, imagina-mos automaticamente um anime bem violento e cheio de combates sangrentos, e por mais que isso até seja verdade nesta obra em questão, ela transmite muito mais que isso.

Para começar a nossa protagonista é membro da tribo Ainu, pelo que se conhecem a história de Hokkaido já devem saber que eles fazem parte de um período “vergonhoso” do Japão, sendo os habitantes originais da cidade que eventualmente foram obrigados a aceitar a cultura japonesa. Eu não tinha conhecimento desta tribo e depois de ver uns episódios de Golden Kamuy decidi investigar mais sobre a mesma e fiquei espantada do quão bem ela está representada, demonstrando perfeitamente que o autor investigou bem a cultura e fez lhe justiça dedicando alguns momentos para mostrar aos espectadores/leitores como ela funciona.


O anime também tem excelentes momentos onde Sugimoto, o nosso outro protagonista, descobre sobre a cultura de Asirpa. Tendo em conta que ele é um homem bem violento e capaz de matar a sangue frio, estes pequenos momentos de camaradagem que ele tem com a jovem são excelente para humaniza-lo.

Mas por mais que seja agradável presenciar as suas interacções, desde os momentos engraçados enquanto comem, ás diversas caçadas que têm, a verdade é que procurar criminosos em busca de ouro não é propriamente a tarefa mais segura, especialmente quando um soldado maluco e um velhinho samurai, ambos muito perigosos estão envolvidos.


Como seria de esperar a busca pelo ouro é muito violenta e cheia de cenas bem gráficas e sangrentas, infelizmente eu senti que o ritmo da obra era muito acelerado pois existem personagens interessantes que mal os vemos, ou já estão mortos ou são descartados do plano principal, e a meu ver isso acaba por prejudicar um pouco as batalhas, visto que não tivemos o tempo necessário para ficar empolgados com as mesmas.

Tendo em conta que a obra vai ser 2 cour e este foi o primeiro, gostaria de ver esses problemas resolvidos na próxima temporada, visto que está serviu mais como uma introdução para os personagens e a história no geral.


Arte

A animação de Golden Kamuy é assim pro mediana, efeitos como o fogo têm um contraste horrível com a restante animação e os próprios animais, mais precisamente os de grande porte como os Ursos têm um CGI horrível.

As próprias lutas, também não são assim tão memoráveis, visto que não têm coreografias estilosas ou grandes efeitos especiais ficando mais pela brutalidade das mesmas.

Mas se a algo em qua a obra foi excelente é sem dúvida as diversas caras que Asirpa faz, que são simplesmente hilariantes e o próprio design da mesma que é muito fofo.

Músicas

A abertura usa uns efeitos interessantes que lembra as tatuagens usadas pelos criminosos.

Abertura:
"Winding Road" - MAN WITH A MISSION

Encerramento:
"Hibana" - THE SIXTH LIE


Vale a pena ver?

Se procuram uma obra mais seria e com toques de gore, então acho que têm aqui um bom anime entre mãos, mas se são sensíveis ou desprezam a violência então acho melhor deixarem este de lado. Eu também sei que a alguns de vocês faz mais confusão a violência contra animais que propriamente humanos, portanto fica o aviso de que existem algumas cenas assim.

6 comentários:

  1. Eu assisti ao anime e acho que você expõe bem os pontos pricipais dele, considerando que não dá muito spoiler. Só uma dica: nesse artigo em particular eu observei bastante erros de escrita, mas nada que prejudique o entendimento da resenha. Se quiser que comente erro por erro pra você corrigir é só responder :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por achares q expus bem os pontos. :D Em relação aos erros, eu dei uma olhada e não me parece haver nada, podera ser a diferença de ortografias já que eu sou de Portugal e escrevo como ensinam aqui. xD Mas casso haja mesmo erros e eu n esteja a reparar peço imensa desculpa.

      Excluir
    2. KATIE! A GENTE TE AMA! MESMO COM SEU PORTUGUÊS DE PORTUGAL HAHAHAHA ♥

      Excluir
    3. Não é exatamente uma critica, só me voluntariei pra ajudar XD

      Excluir
    4. Quero deixar claro também que não tenho problema nenhum com seu português ser de Portugal, na verdade eu acho bem bonito... especialmente o sotaque

      Excluir
    5. Na boa Daniel e obrigada pela oferta de ajuda. :) Há e Momo eu tb dizia q vos amo mas agora só tenho amor pra LOONA. XD

      Excluir