05/05/2020

Resenha - Terrace House - Outros


Quem me acompanha no Twitter sabe que sou uma grande fã desse programa! Faz tempo que quero escrever sobre isso! Enfim hoje criei coragem! Se você quer saber tudo sobre Terrace House ou em que ordem ver as temporadas de Terrace House, vem com a gente! Hoje realizo meu sonho de escrever sobre esse programa que tanto amo aqui no blog!

Terrace House é uma franquia de reality show do Japão que segue a vida de seis estranhos, três homens e três mulheres, que vivem debaixo do mesmo teto enquanto se conhecem e se relacionam. Quando alguém sai da casa, outra pessoa entra, mas sempre permanecendo seis moradores. Tem seis "apresentadores" que ficam comentando as cenas que acontecem na casa. O show recebeu críticas positivas pelo formato em que é transmitido, e desde o seu lançamento internacional, se tornou um sucesso mundial e ganhou um grande grupo de seguidores.


Eis que um dia em 2018, na aula de japonês a professora recomenda para os alunos que assistam programas do Japão, para ver como as pessoas conversam na vida real, que é diferente dos animes. Eu pedi para ela indicar alguns programas, e um deles foi Terrace House. Ela disse que era algo como um Big Brother, só que melhor. São seis pessoas morando juntas, mas elas não estão trancadas na casa, continuam saindo, trabalhando, estudando, viajando, a vida segue normalmente, elas apenas moram juntas.

Podemos dizer que o propósito principal do programa é namoro. Eles juntam as pessoas lá para ver elas namorando. Mas os japoneses são muito reservados, são bem mais "lerdos" nesse aspecto de paquera, especialmente se você comparar com o Big Brother. Claro que estamos generalizando, tem japoneses de todos os tipos, mas de modo geral, eles saem, vão no encontro, raramente andam de mãos dadas, mais raramente ainda se beijam... Então vemos o romance acontecer de maneira natural, seguindo um ritmo "lento", o que é normal da cultura japonesa.


Por outro lado, temos os estrangeiros e a galera meio japonês meio outro país. Conforme o programa foi ficando cada vez mais internacional, foram aparecendo mais estrangeiros, porém todos falando japonês. A maioria é metade japonês, mas as vezes aparecem uns 100% estrangeiros mesmo. E eu adoro isso. No começo tive preconceito, pois queria ver os japoneses agindo de modo japonês, mas gente, sério, quando só tem japonês na casa, não acontece NADA! São pouquíssimos os japoneses que tiveram alguma ação no programa, a maioria das cenas interessantes vem dos estrangeiros. Até as mulheres japonesas tinham várias ações interessantes, mas os homens japoneses eram muuuuuito lerdos, um ou outro que salvava a coisa... Bem triste. Por isso sempre ficava feliz quando entraram estrangeiros, pois sabia que podia contar com eles para ver as coisas acontecendo!

Agora sobre os "apresentadores", no começo eu odiava eles hahaha Não entendia, não gostava, sei lá hahaha Porém, hoje, amo! Depois que você aprende a personalidade deles, que tem a inocente, o safado, a senhora descolada, o maldoso... Você percebe que eles são pessoas diferentes que trazem visões diferentes da mesma cena. No meu caso, às vezes eu não entendi porque a pessoa agiu daquela forma ou o que aconteceu, então eles traziam explicações e hipóteses que me ajudavam a entender o comportamento japonês. Além de terem convidados especiais, às vezes vem uns atletas, modelos, cantores ou atrizes, então dá uma variada, mas no geral são as mesmas pessoas. Hoje em dia eu adoro eles e dou muita risada com as análises que fazem.


Sobre em que ordem ver Terrace House, não precisa necessariamente seguir a ordem de lançamento. Cada temporada é em uma casa diferente, com pessoas diferentes. Então você nem precisa ver todas as temporadas se não quiser. Eu mesma comecei assistindo a temporada que estava passando em 2018 quando minha professora recomendou o programa, e depois, porque me interessei, assisti as mais antigas. Então eu fiz tudo ao contrário, comecei na mais recente e depois fui vendo as outras. Se você preferir, pode começar pelo começo, claro, mas não influencia em muita coisa não. No máximo, o que acontecia, eram os apresentadores comentarem alguma cena de alguma temporada passada, ou comentarem o nome de algum participante antigo. Mas eu só não entendia a referência e a vida que segue.

Eu gosto mais das temporadas mais recentes do que das mais antigas, por isso acho legal recomendar a ver uma das mais novas primeiro, porque as vezes se você começar lá no primeiro episódio de 2012, pode não gostar, achar chato, sei lá, e abandonar tudo. Fica a seu critério se você prefere ver na ordem ou não.

As temporadas em ordem cronológica são:


Terrace House: Boys x Girls Next Door
Episódios: 98
Lançamento: 2012-2014
Duração: 40 min.

Apesar dela ser a primeira, deixei para ver por último, pois por ser mais antiga, é a mais diferente das outras. Era o começo, ainda estavam se desenvolvendo, criando a identidade do programa... Então achava ela meio estranha... Gosto mais da segunda em diante, não sou muito fã dessa primeira, porém, é a origem de tudo né! Muitas cenas icônicas que serão mencionadas nas outras temporadas pelos apresentadores, vários momentos que são lembrados até hoje... É um clássico.

O que acho importante destacar aqui é que as pessoas vão entrando e saindo da casa, mas o Tetsuya Sugaya ficou do primeiro ao último episódio! Ele não desistia de arrumar uma namorada! Também somos apresentados a Seina Shimabukuro, que muitos consideram a alma do show, ela até volta em outras temporadas! Seina é uma lenda! Nessa temporada também temos uma idol do AKB48, estudantes universitários, modelos, lutadores, músicos, atletas, trabalhadores, enfim, pessoas variadas para você conhecer de tudo um pouco!


Terrace House: Closing Door
Episódios: 1 (filme)
Lançamento: 2015
Duração: 2 hr. 9 min.

É uma continuação, uma conclusão, um fim para a primeira temporada. Começa exatamente onde a temporada terminou. Fizeram um filme para tentar dar uma última chance pro Tetsuya conseguir uma namorada hahaha Particularmente, odiei esse filme. Achei chato. Faz muito tempo que vi, nem lembro direito, só lembro que não gostei hahaha


Terrace House: Boys & Girls in the City
Episódios: 46
Lançamento: 2015-2016
Duração: 35 min.

ESSA TEMPORADA PRECISA SER ASSISTIDA! Não importa a ordem que você veja, não pule ela! Tem tantas, mas tantas cenas ICÔNICAS que são mencionadas até na temporada mais recente de 2020, sério, muitos momentos inesquecíveis! Tem um lance envolvendo um "incidente/crime" com carne, uma menina de 18 anos namorando um cara de 29, uma cena que escreveram uma certa coisa num omuraisu... Muuuuito barracos, muito confronto, muitas cenas hilárias, nossa, bons momentos que vive com essa temporada viu hahahahaha Tem certas cenas que me causaram revolta e indignação. Realmente, Terrace House trás muitas emoções (de todos os tipos)!

Mais uma vez temos uma grande variedade de pessoas: estudantes universitários, modelos, idol, atletas, o de sempre... Com algumas novidades interessantes: uma bailarina, uma estudante colegial, um cabeleireiro, designer de chapéus, arquiteto, entre outros! Só de escrever essa resenha me deu vontade de rever, lembrando as pessoas que participaram... Bom demais!


Terrace House: Aloha State
Episódios: 36
Lançamento: 2016-2017
Duração: 40 min.

ESSA É MINHA TEMPORADA PREFERIDA DE TODAS (pelo menos até agora)! Como amei ver eles no Havaí! Inclusive, essa foi a única temporada que minha professora não recomendou, pois acontece fora do Japão hahaha Mas foi a que mais curti! Com certeza veria de novo! Ela é bem diferente das outras, tem uma vibe única. Acho que vou dizer isso toda hora (sinto muito), mas temos cenas ÚNICAS que acontecem nessa casa! Momentos que ficaram para sempre em nossas memórias e que são mencionados pelas pessoas até hoje.

Apesar de Terrace House ser um programa focado no romance, é relativamente difícil de ver qualquer tipo de romance realmente acontecendo, o que é bem triste. Tem várias pessoas que vão em encontros, mas quase nunca dá em alguma coisa. Só que nessa temporada rolou até CASAMENTO! Fora que foi uma das mais engraçadas. Sinto que tem temporadas que são mais dramáticas, outras mais paradas, mas essa aqui foi super animada e divertida!

Tem a Lauren Tsai, que é minha grande paixão, não tem explicação, sou APAIXONADA por ela, é simples assim, amo essa mulher, provavelmente por isso amo tanto essa temporada. Tem o Yusuke Aizawa, que ficou famoso e é lembrado/mencionado e até aparece em outras temporadas. Tem o Taishi Tamaki, figura lendária, sério, ria demais com ele! INESQUECÍVEL! Também tinha as good vibes do Guy Sato hahahaha Várias personalidades diferenciadas!


Terrace House: Opening New Doors 
Episódios: 49
Lançamento: 2017-2019
Duração: 34 min.

Essa foi a primeira que assisti, pois é a que estava passando quando me recomendaram. Ela acontece na cidade de Karuizawa, localizada em Nagano. Essa temporada também tem uma vibe meio única, pois não acontece em Tóquio, a casa fica em uma cidade pequena, sem toda a agitação da cidade grande. Essa temporada é meio parada, claro que tem os barracos, as briguinhas, os encontros e tudo mais, não se enganem, tem cenas emocionantes, mas não sei se é porque não é em Tóquio ou se é pela passividade dos participantes, achei ela a mais calma de todas.

Devo confessar que gosto dela pois aqui foi formado meu casal preferido, minha esperança de encontrar amor hahaha É tão bom ver gente que consegue de fato namorar nesse programa, pois é um feito raro! Detalhe, nessa temporada além de termos o melhor casal de todos, também temos a primeira pessoa na história de Terrace House a assumir abertamente ser LGBTQ.

Tem uma das minhas pessoas preferidas de todas as temporadas, Tsubasa Sato! Se existe uma participante que faz valer a pena assistir Terrace House é a Tsubasa. Em um programa onde 80% das mulheres são modelos (ou padrão de beleza comum), foi um alívio tão grande ver uma jogadora de hockey. Ela é maravilhosa, as cenas dela eram incríveis, tem momentos muito lindos com o pai dela e as outras jogadoras/amigas. Ela tem o sorrio mais lindo de toda a história desse programa! Muito fofa! Ela conquista a todos, se você assistir vai se apaixonar também!


Terrace House Tokyo 2019-2020
Episódios: 42
Lançamento: 2019-2020
Duração: 45 min.

Nessa temporada, voltamos a Tóquio! Difícil falar dela porque ainda não acabou e as gravações estão paradas por conta da pandemia. Mas posso dizer que a temporada começou meio normal, com pessoas ok, gostava muito da Kaori Watanabe, amo mulheres com cabelo curto. Mas depois a coisa foi ficando muito doida! Tinha o Giuseppe Durato, que é um italiano que foi morar no Japão para ser mangaká, ele faz o mangá Mingo: Italia-jin ga Minna Moteru to Omouna yo. A Hana Kimura, uma professional wrestler com cabelo rosa! A Violetta Razdumina, meio alemã meio russa, ela não fica esperando esses caras passivos não, se o cara não vai, ela vai! John Kimverlu Tupas, filipino e assistente de um ilustrador famoso. E muitas outras pessoas inusitadas!

Todas as temporadas de Terrace House tem pessoas únicas, cenas inesquecíveis, tem momentos tensos, brigas, barracos, mas também tem momentos românticos, fofos, sensuais... Tem muitas pessoas que gostaria de mencionar, mas além de ser muita gente, não quero dar detalhes demais, pois acabaria com a diversão de quem assiste, o legal é ser pego de surpresa, quando as pessoas fazem coisas que você jamais imaginaria!


Vale a pena ver?

Sim! Eu duvidei demais no começo, achei que iria odiar e hoje gosto! Quanto mais episódios eu vejo, mais quero ver! É bem diferente dos animes e não é a mesma coisa do que os doramas, é algo único. Recomendo para quem está aprendendo o idioma, é realmente útil, mas também recomendo para quem tem interesse em ver pessoas reais agindo de modo real, sem ser desenho ou ator, são japoneses vivendo a vida japonesa. Achei bem curioso e divertido. Recomendo!


Atualização 28/05/2020: li alguns artigos dizendo que as gravações estavam pausadas por conta da pandemia, mas os episódios estavam sendo lançados mesmo assim. Porém, hoje vi reportagens dizendo que anunciaram o cancelamento de Terrace House Tokyo 2019-2020. Não vão ter novos episódios, pelo que entendi cancelaram e vão deixar como está mesmo.

Alguns dias atrás a participante Hana Kimura morreu, não queria escrever sobre isso no blog, é um assunto que me deixa muito triste, envolve cyberbullying, racismo e suicídio. Tem coisas que a Hana postava no Twitter e Instagram dela, é um assunto pesado e triste demais (caso você não ficou sabendo, basta procurar no Google ou nas redes sociais se tiver curiosidade). Chorei demais no dia que vi no Twitter essa notícia, quando fui checar as redes sociais dela fiquei pior ainda. Não consigo escrever direito sobre esse assunto pois é algo que mexe muito comigo. Quando escrevi essa resenha no começo do mês, não imaginada que tudo isso fosse acontecer. Descanse em paz Hana. Sinto muito.

Atualização 03/07/2020: encontrei no Twitter uma pessoa que traduziu do japonês para o inglês uma entrevista da mãe da Hana falando sobre o que realmente aconteceu, sobre a verdade por trás de tudo. O título do artigo é Terrace House's Hana Kimura: Her Mother's Shocking 10-Hour Confession: "Fuji TV Killed My Daughter" e recomendo a leitura se souber inglês, pois é bem esclarecedor. Leiam aqui. Nunca me senti tão mal por ter sido fã de algo. Me sinto péssima por ter gostado do programa.

8 comentários:

  1. Tb recomendo, vi por recomendação da Monica e realmente é muito viciante! Agora a análise está excelente! 10/10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ver! hahaha A análise é mais um surto de fã mesmo kkk nem fiz uma crítica profissional kkk

      Excluir
  2. Nossa eu realmente nunca imaginei que gostaria tanto de um blog assim , é difícil achar um blog bom ativo nesses dias atuais, muito interessante seu blog

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir