23/06/2020

Resenha - Honzuki no Gekokujou: Shisho ni Naru Tame ni wa Shudan wo Erandeiraremasen 2 - Anime


Informações
Nome: Honzuki no Gekokujou: Shisho ni Naru Tame ni wa Shudan wo Erandeiraremasen 2
Episódios: 12
Lançamento: 2020
Estúdio: Ajia-Do
Gênero: Fantasia, Slice of Life
Duração: 23 min.

Sinopse: Motosu Urano, uma estudante universitária amante de livros acabou de obter a sua certificação de bibliotecária e iria começar o trabalho dos seus sonhos, foi morta durante um terremoto que a esmagou sob uma pilha de livros. Desejando poder ler ainda mais, ela reencarnou num mundo com um baixo nível de alfabetização e pouquíssimos livros, limitados apenas à nobreza. Ela reencarnou como uma menina de cinco anos filha de um soldado humilde e não importa o quanto ela queira ler, não há como ter livros por perto. Se não há livros, o que fazer? Escrever, é claro! Com o objetivo de se tornar uma bibliotecária não importa o que aconteça, ela começa a fazer livros.

Já fiz uma resenha da primeira temporada, confiram aqui.


História

Também conhecido como Ascendance of a Bookworm, o anime acompanha a história da Myne (que é a Urano reincarnada). Se você está aqui é provável que já tenha visto a primeira temporada, visto que essa é uma resenha da segunda. Bem, a história segue de onde parou, mas agora bem mais tensa do que antes, com vários novos personagens!


Quando Myne descobre que a Santa Igreja precisa de mana para suas relíquias, ela vê isso como sua chance de ser curada do "distúrbio de mana" que coloca sua vida em risco. Depois de ver a abundante biblioteca da Igreja, ela implora para se juntar à eles. Em troca de seu serviço e seu suprimento extraordinariamente generoso de mana, Myne recebe as vestes azuis da nobreza de uma sacerdotisa aprendiz, apesar de ser plebeia. Para Myne, toda essa conversa sobre mana e nobreza não tem muita importância no começo, pois agora ela tem acesso a muitos livros!


À medida que Myne passa para a próxima fase de sua vida neste novo mundo, ela logo descobre que realizar seu sonho tem um custo alto. A sociedade nobre é severa, implacável e alimentada pela política. Agora, ela deve lidar com o conflito de classes dentro da Igreja, as tentativas dos nobres de sabotá-la e os constantes problemas de comportamento de seus novos empregados. Com a ajuda de sua família, amigos e o enigmático Ferdinand cujas lealdades e motivos permanecem desconhecidos, Myne procura superar esses obstáculos e continuar no caminho de se tornar uma bibliotecária!


A segunda temporada tem uma vibe meio diferente da primeira, o que agradou alguns mas fez outros odiarem o anime. A primeira era bem leve, bem suave, super hiper mega Slice of Life, uma história calma e amorzinho... Mas agora na segunda a coisa fica mais tensa. A Myne não passa mais os seus dias na floresta ou na loja, com seus amigos e familiares, agora ela trabalha na Igreja e convive com os nobres e "funcionários" de lá. Ainda é um anime calmo, porém temos cenas mais pesadas e mostram assuntos mais sérios.


Antes a Myne focava em fazer seus livros, aprender a escrever, fazer papel com a ajuda do seu amigo Lutz, fazer negócios com o Benno, curtir sua família... Coisas gostosinhas de assistir em Slice of Life. Mas na segunda temporada a Myne tem várias responsabilidades, além de enfrentar o preconceito por trabalhar entre os nobres mas não ser uma deles, ter empregados problemáticos que tem que tomar conta, mais e mais responsabilidades vão surgindo... Isso tudo em um mundo que ela não conhece e não entende as regras.


Entendo quem queria que a segunda temporada fosse igual a primeira, algo mais leve, porém não vejo essa mudança como algo ruim. Vejo como uma evolução na história e um desenvolvimento para os personagens. A anime seguiu um rumo que não esperava e isso me surpreendeu positivamente! A história vai ficando cada vez mais séria, não é mais do mesmo apenas, ela evolui. Particularmente, adoro ver a Myne superando problemas e enfrentando dificuldades, jogando na cara dos inimigos que ela pode e ela consegue! Torço muito pra Myne conquistar tudo e muito mais!


Animação

Achei que a animação se manteve a mesma, não melhorou mas também não piorou, pode ser que tenham aumentado a qualidade, mas como vi a primeira temporada ano passado, me pareceu igual. Não é a melhor animação do mundo, vejo algumas pessoas dizendo que o anime é "feio" ou "simples", mas honestamente acho que combina com a história e é bem feito. Não me incomoda e não tenho reclamações sobre. Acho que a arte é muito boa.


Músicas

Assim como na primeira temporada, as músicas continuam amorzinho!

Abertura:
"Tsumujikaze" - Sumire Morohoshi

Encerramento:
"Ephemera wo Atsumete" - Minori Suzuki


Vale a pena ver?

Se você viu a primeira temporada, acredito que sim, pois deve estar curioso sobre o que acontece em seguida. Caso você não tenha visto ainda e está aqui por motivos misteriosos, recomendo ver tudo desde o início. Genuinamente acho uma boa recomendação para fãs de Fantasia e Slice of Life. Gosto demais dessa história, mesmo no começo duvidando um pouco se realmente seria boa, continuei vendo e ela me conquistou e me fez quer mais temporadas! Myne tem um grande potencial e quero acompanhar sua jornada e seu crescimento nesse novo mundo!

3 comentários:

  1. Que massa esse post! Parabéns!

    Você que deseja aprender a desenhar os seus personagens "Animes" favoritos.
    Já conhece o método FanArt 2.0?
    Acesse este link e aproveite: https://bit.ly/fanart2brasil

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, esse foi um dos poucos que acompanhei toda semana qd saia. De início fiquei com o pé atras por ser um isekai, mas ele quebra muitos cliches. Além de ser uma protagonista forte, o mundo é muito bem desenvolvido e apesar dela ter o conhecimento moderno ela tem várias dificuldades. Vou concordar, as tensões como o preconceito dos nobres nessa S2 realmente deu um gás na história. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Fico feliz de encontrar mais pessoas que gostam da obra!

      Excluir