22/06/2020

Resenha - Love Live! Sunshine!! - Anime


Informações
Nome: Love Live! Sunshine!!
Episódios: 13
Lançamento: 2016
Estúdio: Sunrise
Gênero: Escolar, Música, Slice of Life
Duração: 23 min.

Sinopse: Chika Takami é uma garota que mora no interior do Japão. Ela sempre foi uma garota normal, sem sonhos ou objetivos... Até que em uma excursão da escola até Tokyo, conhece as school idols μ's. Daí, ela resolve fazer de tudo para ser uma idol e montar um clube em sua escola. O anime mostra a trajetória dela até realizar seus sonhos.


História

Sunshine pode ser considerado um spin off/continuação do primeiro Love Live. O anime se passa aproximadamente 5 anos a frente do primeiro. E talvez seja por esse motivo que ele coleciona tantos haters. Muitos dizem que a história, os personagens e tudo mais, é a mesma coisa do primeiro anime. Essas pessoas assistiram o anime errado.

Por mais que pareça, a Chika e a Honoka NÃO SÃO IGUAIS! A Honoka nunca quis ser idol, nem mudar sua vida por achar ela chata ou normal. Ela só virou idol pra salvar a escola, e nem conhecia nada sobre o assunto. E por mais que as duas sejam genki girls, a personalidade e a forma como isso se manifesta é diferente. A Honoka, mesmo tendo uns momentos de drama, continua sendo uma garota alegre, bobinha e cabeça de vento. A Chika não. É nítido desde o começo que a Chika não gosta de si mesma e que se sente inútil. Ela acha que não consegue fazer nada certo ou não tem talentos como sua amiga You que é ótima na natação. Sim, ela tenta esconder isso com uma atitude alegre e positiva, mas não muda o fato que no fundo ela se sente mal consigo mesma. Esse é um dos motivos que me faz gostar mais do Sunshine que o School Idol Project.


Sobre as outras personagens, algumas se parecem com as meninas do primeiro Love Live, mas é pelo simples fato de elas terem características típicas de um anime moe. A tsundere, a garota rica, a tímida, etc... Então não, elas não são cópias. São todas personagens maravilhosas e com seus próprios dramas. A Hanamaru é a minha personagem de anime favorita de todos os tempos, porque ela é literalmente igual a mim em muitos sentidos. Aliás, me identifico muito com as personagens do Sunshine, porque todas tem o mesmo drama: ''não tem nada de especial em mim'', ''quero mudar'',  ''não faço diferença'', ''não sei fazer nada''... Elas são todas garotas normais que só querem se sentir especiais. Tem como não se identificar?

Outro ponto: a história é igual. Não, não é. O foco do primeiro anime é salvar a escola. Mostra um pouco do Love Live só pra gente entender o nome do anime. O Sunshine é totalmente focado nas meninas querendo ser idols e ganhar o Love Live. E tem também a história do drama das meninas do terceiro ano, que amo. Mostra bem como é drama adolescente, aonde uma simples conversa resolveria tudo. A segunda temporada sim é focada em salvar a escola. Mas a abordagem disso é totalmente diferente. Vou tentar explicar melhor.


As μ's (idols da primeira temporada) vivem em Tokyo. Uma cidade grande, cheia de gente e bem movimentada. As Aqours não. Elas vivem em uma cidade pequena, onde tem pouca gente na escola que não chega nem perto de encher a quadra de esportes. O primeiro show delas só foi um ''sucesso'' porque como a própria Dia fala: "as pessoas da cidade pequena são bondosas e todo mundo se conhece". Faz muito mais sentido a escola delas fecharem do que a das μ's. E justamente por isso acho esse drama mais bem trabalhado aqui.

Algo muito falado e que concordo totalmente é que o Sunshine, apesar do nome, é uma história sobre fracasso, e o School Idol Project é uma história sobre sucesso. O fato do Sunshine fazer referência as μ's o tempo todo e as Aqours se inspirarem nelas não é a toa. As μ's são um grupo único e lendário, tanto no anime como na vida real. O hate em cima das personagens do Sunshine só enfatiza isso. No fundo ninguém queria o fim das μ's. Os produtores do anime sabiam disso e por isso fazem questão de mostrar a grandiosidade das μ's, mas dando espaço para a nova geração ganhar o carinho do público. Essa estratégia é fantástica e funciona. O fato delas serem fãs das μ's e se inspirarem nelas faz a gente se identificar e gostar das personagens. No fim do anime você consegue ver como as Aqours são ótimas também, mas que elas nunca vão roubar o lugar das μ's.


Animação

Finalmente o CGI melhora! A animação do Sunshine é bem melhor. O CGI é bem feito, as animações 2D também dão a impressão de serem mais bem feitas. Ainda acho que seria melhor a animação 2D tradicional apenas, mas fazer o que...

Músicas

Não é só a animação que melhora, mas as músicas também! As  músicas das μ's são ótimas claro, mas você consegue ver que existe algo diferente nas músicas das Aquors. Talvez só eu pense isso, mas amo todas as músicas do grupo! A abertura é uma das melhores do Love Live, e nas insert songs temos como destaque: Mijuku Dreamer, Mirai ticket e Omoi Yo Hitotsu ni Nare. Todas músicas excelentes que me fizeram chorar, admito.

Abertura:                                                                                                                                  
''Aozora Jumping Heart'' - Aquors

Encerramentos:
"Yume Kataru yori Yume Utaou'' - Aquors
"Kimeta yo Hand in Hand'' - Aquors 

                                                                            
Vale a pena ver?

Sim, principalmente se você deixar as comparações e críticas ao anime anterior de lado. As Aquors não são uma continuação das μ's, elas são apenas elas. Um grupo incrível e maravilhoso. O anime apenas pega as coisas que já tinham feito sucesso no anterior e aprimora. Quem der uma chance de verdade vai adorar e se viciar nas músicas!


5 comentários:

  1. Eu lembro de acompanhar desde o primeiro episódio nos tópicos do Reddit e no início o pessoal criticava pela história parecer demais com a do LL!SIP, mas com o desenrolar da narrativa foi ficando claro que eram sentidos diferentes para a mesma proposta (virar idol e salvar a escola).

    Em relação às músicas, eu ainda prefiro muito mais as µ's, tanto nas vozes quanto nas composições, mas lembro que quando saiu o primeiro single ("Kimi no Kokoro ga Kagayaiteru kai?") eu ouvi as 3 faixas e fiquei boquiaberto com a qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim,muitas pessoas julgam no começo,mas a maneira que cada anime aborda esse tema é bem diferente.E eu pessoalmente gosto muito das duas abordagens.
      E entendo bem,como falei as u's são muito queridas pelo público e de fato são um grupo lendário.Mas acabou que as músicas das Aquors me tocaram e marcaram mais.E sim,esse CD é maravilhoso demais.

      Excluir
  2. Eu comecei a assistir ontem! Eu adorei, as personagens são incríveis, infelizmente não vi o primeiro da franquia então não peguei algumas referências, mas vou tentar assistir depois, o problema é que não tem disponível nem na Crunchyroll ou Funimation 😔.
    Enfim, ótima resenha, parabéns 👏.

    ResponderExcluir
  3. Esse anime é incrível acho que já assisti umas 2vezes kkk... obrigado eu sempre tive essa dúvida de cronologia de quanto tempo de um grupo para o outro eu achava que era só de um ano por conta do último episódio onde elas vão na escola passando ver um membro da y's ali, mais agora sei que é de 5 anos então vlw

    ResponderExcluir