12/09/2021

Resenha - Love Live! Nijigasaki Gakuen School Idol Doukoukai - Anime


Informações
Nome: Love Live! Nijigasaki High School Idol Club
Episódios: 13
Lançamento: 2020
Estúdio: Sunrise
Gênero: Música, Escolar, Slice of Life
Duração: 24 min.

Sinopse: Nijigasaki segue a história de 10 meninas diferentes. Tudo começa quando as melhores amigas Yuu e Ayumu assistem um show da lendária idol Setsuna Yukki e ficam encantadas. Yuu decide apoiar o clube de idols da escola que está prestes a fechar, e Ayumu decide se tornar uma idol. A partir daí as histórias das 10 meninas vão sendo interligadas. É um spin off da série Love Live! e inspirado nos jogos da franquia: Love Live!School Idol Festival e principalmente Love Live!School Idol Festival All Stars.


História

Nijigasaki, pra quem não sabe, não é considerada de fato a terceira geração de Love Live. O grupo foi criado exclusivamente para um dos jogos mobiles do anime, e inicialmente elas nem teriam anime. Logo, as Nijis são como um spin off da franquia, e por isso tem várias coisas que saem do molde da mesma como: a protagonista não ser idol e meio que representar o público, solo idols, não ter uma líder e dramas mais cotidianos e calmos. Mas, infelizmente, essa diferença não significou qualidade. 

Eu preciso ser honesta: esse anime sai tanto do molde tradicional da franquia que nem parece Love Live. E não considero isso bom. Primeiramente preciso dar uma opinião: as Nijis são um grupo lotado de personagens carismáticas e muito potencial, mas a franquia simplesmente não sabe aproveitar bem elas, seja no jogo ou no anime. Talvez por ser um spin off, não sei, mas eu realmente sinto que falta esforço dos produtores com relação a história delas. 

O primeiro problema do anime são os conflitos, que surgem muitas das vezes do nada e também terminam do nada. Tudo parece muito superficial e sem emoção, falta profundidade. O principal conflito do anime é resolvido em 3 episódios, para se ter uma ideia. Isto acaba por transmitir para o expectador uma ideia de anime raso, sem um maior esforço de roteiro e, principalmente, sem emoção.  


O segundo maior problema do anime, que o faz não parecer Love Live, é justamente a falta de emoção. Quem leu minhas outras resenhas sabe que a história dos animes não são espetaculares, mas o que nos faz gostar do anime são as personagens e a EMOÇÃO que o anime passa em cada cena e música. 

Em Nijigasaki não existe esse cuidado em expressar essa emoção, ao menos ao meu ver. Como os problemas são rasos e resolvidos do nada, não dá tempo de nos apegar as personagens ou mesmo nos identificar muito com elas. E o pior é que você percebe que as personagens tem um potencial imenso, muita história a ser trabalhada. Mas o anime não sabe aproveitar. Parece que fizeram um episódio pra cada uma só para ter mais músicas, e escreveram um roteiro qualquer. 

Aliás, um dos maiores pontos positivos desse anime são as personagens. Eu gosto tanto das meninas dessa geração que não tenho uma favorita, gosto muito de todas. Por mais que elas ainda sigam um pouco o clichê de personagens moes, elas  tem um carisma incrível. Pena que depois de terem um episódio focado nelas elas passam a ser meras coadjuvantes e não há um desenvolvimento significativo de personagem. 


Um grande exemplo é a Ayumu. Ela mal aparece durante o anime todo e não mostram algo interessante sobre ela, para no fim resolverem abordar a história dela com a Yuu de uma forma rasa e do nada. Tudo se resolve com uma música, como todos os outros problemas do anime (sim, não é zueira, absolutamente tudo nesse anime se resolve com música). Outra que sofre com isso é a Rina, que tem um problema um tanto sério, que é resolvido em um episódio.    

Isso também acaba tirando outro ponto essencial nos animes de Love Live: a interação e amizade divertida entre as meninas. Niji até tem isso, mas bem menos se comparado aos outros animes. Os momentos delas interagindo para mim são sempre divertidos e eu queria mais disso, tanto que o último episódio é um dos meus favoritos por ter bastante essa interação.  

No entanto, o anime tem seus pontos positivos. Muitos podem não gostar, mas eu adoro a Yuu e todo o conceito por trás dela. Acho que ela consegue representar bem os expectadores, sempre torcendo pelas meninas e se interessando por músicas e idols. Essa é uma personagem que de fato acho que não precisava de tanto foco, ela é apenas alguém para ajudar as meninas a brilharem e com quem podemos nos identificar. O anime acertou em cheio na construção dela.


Também gostei do fato de não termos uma líder e o motivo por trás desta escolha. Foi uma decisão bem madura e legal das meninas, o que fez com que pudéssemos entender melhor como funciona ser uma idol solo e a originalidade de cada uma delas. Muitos não gostaram de elas serem idols solos em vez de um grupo, mas eu confesso que curti essa mudança na franquia.    

Outro destaque pra mim são as referências aos jogos, que só quem é fã vai entender. As personagens das outras escolas por exemplo são do jogo de ritmo do Love Live, a irmã da Kanata inclusa. O School Idol Festival se refere ao nome do jogo, e as roupas que aparecem nos clipes musicais das meninas são todas usadas em cartas do jogo de estratégia da franquia, o SIFAS. Pra quem é super fã da franquia como eu é impossível não amar tanta referencia.

Uma das cartas da irmã da Kanata no jogo 

E apesar de eu ainda preferir os outros animes da franquia, não posso negar que este anime me divertiu na época que acompanhei. A vibe dele me lembra um pouco K-ON, um anime relaxante para passar o tempo. Os episódios são bem leves e alegres, e animavam meu dia. Não é nem de longe um grande anime, mas é uma boa opção para relaxar. 
    
Vi muitos criticarem o fato de as meninas não terem um objetivo, ou mesmo não quererem participar do Love Live, mas isso não me incomodou tanto. Como falei, o anime segue uma linha mais descompromissada e leve. O problema é que como não há objetivos claros e/ou desafios você fica pensando porque as meninas querem tanto ser idols e principalmente porquê deveria torcer por elas. Mas ainda assim eu não me importaria se elas quisessem ser idols só pra se divertir, não vejo problema.  


Animação

A animação de Nijigasaki é bem normal, tirando as apresentações em CGI que são as melhores já feitas na franquia. Principalmente a performance de CHASE!!, que é um show de animação. O design dos personagens confesso que não curti muito, ficou muito simples em comparação ao jogo. A Ai foi a que mais sofreu com isso, no anime ela nem parece uma gyaru. Deixo uma imagem pra vocês compararem. 


Músicas

Se tem uma coisa que salva esse anime são as músicas. Como temos idols solos, acabamos tendo muito mais músicas que normalmente teríamos em um anime de Love Live. Todas eu considero muito boas, mas destaco ''Tsunagaru Connect'', '' Saikou Heart'' e o encerramento do anime. As músicas tem bastante variedade entre si e transmitem bastante a essência das personagens, até melhor que os episódios. É uma boa para quem não curte aquelas típicas músicas açucaradas de idol.   

Abertura:
"Nijiro Passions" - Nijigasaki High School Idol Club 

Encerramento:
"Neo Sky,Neo Map" - Nijigasaki High School Idol Club 


Vale a pena ver?

Nunca pensei que diria isso, mas depende muito. Se você é muito fã da franquia e principalmente das Nijis, ou curte um anime levinho pra relaxar e não pensar em nada, até vale a pena, mas fora isso recomendo muito mais os outros animes da franquia. Esse anime não é ruim, mas não chega nem perto dos outros Love Live. Se pretende começar a conhecer a franquia, nem pense em começar com este anime.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário