21/07/2015

Resenha - Takoyaki (Especial Culinária)


Hoje vou falar sobre Takoyaki! Comi pela primeira vez na vida e vou contar como foi para vocês que nunca comeram e tem curiosidade em saber. Vamos lá!


O que é?

Takoyaki (literalmente polvo frito ou grelhado) é um popular bolinho redondo japonês que mais se parece com uma panqueca temperada feita com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki. Normalmente ele é recheado com pedaços cortados ou um polvo pequeno inteiro, raspas de tempura, gengibre picado e cebolinha.

Nos dias de hoje, tornou-se comum temperar com um molho especial de Takoyaki e maionese, e coberto com alga verde e katsuobushi. Há muitas variações na receita do Takoyaki. Por exemplo, ponzu (shoyu com dashi e vinagre), goma-dare (molho de vinagre e sésamo ou dashi com vinagre), entre outros.



História

Começou a se popularizar em Osaka, onde o dono de uma barraca de rua chamado Tomekichi Endo levou a fama pela invenção, em 1935, sobre a influência de um bolinho chamado Akashiyaki. O Takoyaki surgiu em Kansai, mas logo se espalhou para Kanto e outras áreas. Hoje, é popular em muitas regiões do Japão. Pode ser comprado em muitas barracas de rua, mas atualmente existem muitos restaurantes especializados em Takoyaki que são muito populares. Osaka e a região de Kansai são famosas por este prato. É muito vendido em muitos centros comerciais, como supermercados e lojas de conveniência. Além disso, Takoyaki congelados são até exportados para muitos países do exterior.



Experiência

Sempre tive vontade de comer isso (entre outras coisas também), pois sempre via nos animes e o pessoal comendo nos festivais, feiras e tudo mais... Então quando tive a oportunidade, não deixei passar! Comprei ele na Expo Japão. Paguei R$16,00 e vieram 10 bolinhos. Achei meio caro, mas como foi algo de "uma vez na vida", tudo bem.


A primeira mordida é bem estranha, foi algo bem... Estranho! Não sou fã de peixes, camarões e coisas que vem do mar, então tinha certeza que não iria gostar do Takoyaki, pois é feito de polvo! ( ͡° ͜ʖ ͡°) Mas depois de comer um, dois bolinhos, percebi que não era ruim, só era bem diferente do que estava acostumada. Três, quatro bolinhos, e já estava achando bom. Sete, oito... Começou a ficar estranho de novo. No fim, terminei os dez e não sei dizer se foi bom ou não. Foi estranho. Não acho que vá comprar Takoyaki novamente, pois coisas do mar não tem um gosto (nem cheiro) bom pra mim, mas comer isso não foi uma experiência ruim...


A Mariana (que estava comigo) nem quis chegar perto, ela saiu correndo hahahaha Na foto não está muito bonito não está um pouco nojento se quer saber, mas também não estava na vida real... Só em animes para ser lindinho e perfeitinho mesmo.


E você? Já comeu Takoyaki? O que achou?


4 comentários:

  1. parece ser bom mas tbm n gosto mt de peixes e coisas do mar por isso acho q n chego nem perto de um :v

    ResponderExcluir
  2. Yoo!
    Não gosto de peixe, não muito, mas quando fui em um evento japones aqui perto um amigo meu comprou e eu quis experimentar né, e gostei muito, pena que queimei a lingua pq tava muito quente ushauhsuah
    "pois é feito de polvo! ( ͡° ͜ʖ ͡°)" UHSUAHSUAHSUAHSUAH
    tem um doce que é Nikuman que eu tambem comi nesse evento e mds eu gostei muito <3 esse ano pretendo ir denovo e experimentar mais comidas da culinaria japonesa ~~
    Gostei bastante do post ^^
    Tem algum lugar em que eu possa entrar em contato com vc? :D

    Kissus~
    Yume no Hana

    ResponderExcluir