17/09/2015

Resenha - Azumanga Daioh - Mangá


Olá jovens! Enfim, consegui terminar de ler todos os volumes de Azumanga Daioh, quase 1 ano depois de ter feito um post sobre o primeiro volume, que pode ser lido aqui. Demorei para comprar os volumes, não achava, ou quando encontrava, estavam tortos/feios... Sempre deixava para comprar depois, tentava procurar um mais certinho e bonitinho... Mas ENFIM, consegui todos e completei a coleção ♥

Só quem já riu sem perceber conhece a graça deste mangá que, sem querer, se tornou um fenômeno cultural no Japão. O cotidiano de um grupo de garotas vivendo os três anos do colegial, transbordando personalidade, em uma série de tirinhas sobre a vida mundana e incrível que elevou ao status de arte as histórias sobre nada.

Azumanga Daioh é um dos vencedores do Japan Media Arts 100, onde 100 obras de arte pop foram escolhidas – independente do tempo e formato – como representantes da nova arte japonesa. Lançado no Japão de 1999 à 2002, no Brasil foi lançado de 2014 à 2015.


Título: Azumanga Daioh
Autor: Kiyohiko Azuma
Volumes: 4
Capítulos: 39
Gênero: Comédia, Escolar, Slice of Life
Formato: 14,6 x 21 cm
Páginas: 164 páginas (inclui páginas coloridas)
Acabamento: Off-set 90g – Capa Cartonada
Preço: R$ 16,90
Classificação: 16 anos
Editora: New Pop

Escrito em 4-koma, Azumanga é um mangá de comédia sobre colegiais que "não fazem nada", o famoso Slice of Life. A história é sobre o dia-a-dia das garotas, e não acho que esse gênero seja algo onde "não acontece nada", Slice of Life mostra a rotina diária dos personagens e suas pequenas aventuras comuns. E é uma delícia de se ler! É muito engraçado, é fofinho, é estranho... E apesar de no começo ter pensado que não iria gostar, me apaixonei pela história e pelas personagens, hoje posso dizer que sou fã de Azumanga.


Até comecei a ver o anime, estou na metade ainda, e apesar de ser divertido, prefiro o mangá. Não sei muito bem explicar o porque, acredito que não me dei bem com o ritmo da história no anime, mas o mangá é sensacional! É a mesma história, porém sempre fica diferente. Se você leu o mangá, recomendo dar uma olhadinha no anime, pode ser que você curta. Agora, se você viu o anime, recomendo fortemente que leia o mangá, pois é incrível! Não vai se arrepender.


A minha personagem preferida é a Osaka, pois ela é toda distraída e lerda, ela é super fofa e bobinha, é uma das mais engraçadas na minha opinião. A cara dela é sensacional, o jeito que ela olha, fala e as coisas que ela fazia eram hilárias. Osaka vai estar para sempre em meu coração, juntamente com a Chiyo-chan, também uma das minhas favoritas. Ela é uma menina super inteligente que pulou algumas séries e está estudando em uma classe com pessoas mais velhas do que ela. Gosto dela justamente por isso, ela é toda inocente e fofinha, ela é gentil, engraçadinha, super esperta, e as coisas que Chiyo-chan e Osaka fazem juntas são sensacionais, especialmente quando se juntam com cachorro dela, o Tadakichi-san, ou com a Sakaki e fantasiam sobre o pai da Chiyo-chan.


Gosto muito da Sakaki também, pois ela passa essa imagem de ser fria e distante, sempre quieta no seu cantinho, mas no fundo ela é um amorzinho. Ela adora gatinhos, mas eles não gostam muito dela. E apesar de ser toda forte e super atlética, ela ama pelúcias e revistas com fotos de gatinhos fofinhos. Yomi é ótima, pois é inteligente e atlética, consegue se dar bem em todas as matérias e com todas as garotas, só não sei porque ela está sempre fazendo dieta... Ela é meio que a "voz da razão" do grupo. Tomo é uma das que não gostei e não sou obrigada. Ela é chata e insuportável. Não é engraçada e é irritante.


Nyamo é a professora de educação física, gosto bastante dela, é uma ótima sensei, adora os alunos e eles adoram ela. Enquanto Yukari é a pior professora do mundo. Não gosto dela. Ela é chata. Não achava as coisas que ela fazia engraçadas, fora que seu comportamento era totalmente inapropriado. Kimura é outro professor totalmente errado, que nem devia existir, ele chega a ser pior do que a Yukari, não sei como tem gente que vê graça nele.

Kagura é uma garota esportiva, porém divertida. Ela só entra para o grupo depois, antes ela era de outra turma. Kaorin é daora e sempre dava risadas com ela, pois ela tem uma quedinha pela Sakaki, e era engraçado ver ela tentando interagir com sua "paquera".


Bem, a história, assim como já disse, é sobre o cotidiano das garotas, sobre sua vida escolar, e tudo com muita comédia. Não tem muito o que contar... São piadas e coisas engraçadas que acontecem no dia-a-dia. Em parte, essas coisas "comuns" são engraçadas pois as garotas são retardadas (e não digo isso de modo ofensivo, é de brincadeira a mari disse para não usar essa palavra, ela preferiria usar "otárias" kkkk), o que deixa tudo hilário. A piada nem sempre é sobre o que acontece diariamente, o que deixa tudo divertido são as garotas, suas reações e as coisas ridículas que elas fazem! Elas são a alma do mangá!

A arte é simples, assim como na maioria dos mangás de comédia, especialmente os feitos em 4-koma. Mas não é ruim. Combina perfeitamente com as situações e as personagens. Destaque para as caras de retardadas otárias que elas faziam, sempre hilárias! Adoro esse tipo de coisa! Só quem conhece as garotas vai entender ♥


Vale a pena ler?

Sim! MUITO! Acredito que seja bem difícil alguém não gostar desse mangá ♥

Se você já leu o mangá, ou viu o anime, deixe um comentário com sua opinião! Quem sabe você não ajuda a convencer alguém que nunca viu a ser fã também! Sempre é bom ouvir de mais de uma pessoa que algo é realmente bom e vale a pena *o*

10 comentários:

  1. Mangá e animes comigo tem que ter oppais, poderes, harem, romance eheuehue -esses de história cotidiana eu não consigo curtir não, acabei me viciando nesse estilo "tarado" de ver/ler, mas pra quem curte um mangá calmo, com uma comédia que não envolva oppais, ou pessoas sendo "tocadas" heheh, é recomendado ler, mesmo que a sinopse não te agrade, ou outra pessoa (eu) não tenha uma visão muito boa sobre o mangá :D

    ResponderExcluir
  2. Gosto desse gênero, porém, não assisto/leio muito sobre ele. Mas, esse em particular, me interessou bastante. Gostaria de poder compra-lo hoje mesmo (Mas quem disse que eu sou rica? :v), enfim, achei bastante interessante e é mais um que entra na minha lista de compras para o próximo ano (Porque nesse está difícil -.-')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia online, só os primeiros capítulos, ai se você gostar, compra para ler o resto! ♥

      Excluir
  3. Quando baixei o anime, foi porque achei que era parecido com Nichijou... engano grosseiro. e.e
    Mas ainda assim é bem agradável, em meio a tanto anime 'exagerado' que tem no mercado nacional, sempre bom pegar um slice da vida, comprei o primeiro volume e tô esperando as coisa$ melhorarem pra pegar os outros.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia Azumanga mas achei uma graça o jeito que você fala sobre o mangá *-*
    Eu sempre achei, não só mangás mas histórias em geral, que trate da rotina escolar meio que um saco :x mas do jeito que você fala eu simplesmente necessito haha
    Vou procurar online..
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
  5. EU QUERO, ME EMPRESTA?
    otima resenha <3

    ResponderExcluir