21/12/2016

Resenha - Yuri!!! on Ice - Anime


Informações
Nome: Yuri!!! on Ice
Tipo: TV
Episódios: 12
Lançamento: 2016
Estúdio: MAPPA
Gênero: Comédia, Esportes
Duração: 23 min.
Classificação: +13


Sinopse: Yuuri Katsuki é um jovem que carregou nos ombros a esperança de todo o Japão para vencer uma competição de patinação no gelo, mas sofreu uma derrota esmagadora. Ele volta para casa e parte de si sente que ele deve parar de patinar, enquanto outra parte sente que deve prosseguir e não desistir. Com essa dualidade de sentimentos dentro de si, ele se confina na casa dos seus pais. Após postarem um vídeo dele patinando na internet, o patinador Victor Nikiforov, cinco vezes campeão mundial, aparece em sua casa querendo ser seu treinador.

Todos querem ;)

História

A história começa com Yuuri deprimido por sua derrota esmagadora na final do Grand Prix, ele era considerado o patinador artístico mais promissor do Japão, mas retorna para a casa de sua família se sentindo um fracassado e sem saber o que vai fazer no futuro. Com 23 anos, sua chance de sucesso em uma carreira de patinação está acabando. Contudo, Yuuri acaba voltando aos holofotes quando um vídeo dele fazendo uma rotina que originalmente foi feita pelo campeão mundial Viktor, se torna viral. Após assistir o vídeo, Viktor decide treinar Yuuri. E a história segue mostrando os dois indo em busca do ouro! Eles vão para as competições, treinam, tem momentos de drama, dor e sofrimento, mas também tem vários momentos de diversão, amor (muito amor) e alegria.


Como (quase) todo anime de esporte, essa é uma história sobre superação. Mostra a pessoa se esforçando, treinando, buscando crescimento profissional/pessoal e enfrentando muitos desafios. Ele é bem realista em vários aspectos! Não tem "super poderes", por exemplo. Além de mostrar o lado "triste", mostrar as derrotas, as falhas, o que a pressão colocada sob o atleta pode causar. E por conta dessa realidade, o desenvolvimentos dos personagens é maravilhoso. Você consegue sentir o que eles sentem, sofrer com eles, com seus fracassos, mas também se emocionar com suas conquistas. É bem emocionante e contagiante, com personagens e histórias maravilhosas!


O anime não tem enrolação, a história sempre vai direto ao ponto. Em muitos momentos eu sentia que tudo estava andando rápido demais, mas acredito que, talvez o problema seja que eu vejo muitos animes slice of life, com uma pegada mais lenta (e alguns com muita enrolação), então estranhei esse ritmo mais rapidinho. Mesmo assustando no começo, não acho que foi apressado, o anime tem um ritmo próprio, a história se desenvolve bem e os personagens também. O único problema disso é a vontade de que fosse mais devagar só para durar mais e ter mais episódios!


No começo da temporada, muitos estavam animados porque acharam que esse seria um anime com lésbicas, pois tem yuri no título. Só que Yuri é o nome do personagem! Então os homofóbicos de plantão começaram a falar mal do anime. Honestamente, não importa se você é homem ou mulher, acredito que você pode assistir e gostar do anime. Enquanto o anime era lançado, foi conquistando mais e mais fãs, mesmo com algumas pessoas reclamando do fanservice "exagerado", geral curtiu! Eu gosto de yaoi, quem acompanha o blog sabe, então eu não ligo para fanservice desse tipo, na verdade eu quero mais! Mas li relatos reais de pessoas que odeiam yaoi e mesmo assim amaram Yuri!!! on Ice. Até pessoas que não gostam de animes de esporte disseram que adoraram! Então, seja você homem ou mulher, fã de yaoi ou hater de yaoi, esportista ou sedentário, acredito que você vai gostar desse anime, pois ele é realmente incrível!


Arte

A arte é uma coisa louca nesse anime. Haviam cenas PERFEITAS, lindas mesmo, maravilhosas, onde a arte e a animação estavam gloriosas, porém, haviam momentos onde estavam HORRÍVEIS, pareciam ter sido feitas as pressas por estagiários bêbados (momento revolts, me desculpem). Esses momentos eram bem extremos, no mesmo episódio, saia de uma cena super feia, e ia para uma cena super bonita... Não havia um equilíbrio, ou estava ótimo, ou estava ruim. Ficava encantada com as cenas que foram caprichadas, era tudo muito brilhante e sensacional, mas era péssimo quando eles iam patinar e a qualidade da animação caia. Ao mesmo tempo que as pessoas na platéia eram deformadas, o que é super normal, praticamente todo assim é assim, os cenários eram mega caprichados e detalhados. Há momentos muito bons, e outros não tão bons assim.


É normal ter uma variação, nem todo anime é 100% maravilhoso o tempo todo (só os da Kyoto Animation e do Makoto Shinkai mesmo momento fangirl), mas Yuri!!! on Ice teve essa variação bem louca... Fico triste com isso, porque queria que ele tivesse sido mais caprichado, especialmente nas cenas de patinação. Mas mesmo com algumas partes ruins, tem cenas PERFEITAS, cenários detalhados, personagens brilhantes e muito amor!


Músicas

Desde a primeira vez que escutei a abertura, já me apaixonei. Foi o suficiente para me convencer de que eu deveria assistir esse anime e de que eu amaria muito ele! Tanto a abertura quanto o encerramento, são maravilhosos e super emocionantes. E as músicas que todos eles dançavam nas competições eram excelentes também! Elas ficam na sua cabeça, te arrepiam, te emocionam... São incríveis, sério! Com certeza foram as melhores músicas de animes desse ano (ou umas das, pelo menos). Inesquecíveis e deliciosas de ouvir. Não duvide. Ouça e comprove! ♥~


Abertura:
"History Maker" - Dean Fujioka

Encerramento:
"You Only Live Once" - YURI!!! on ICE feat. w.hatano


Vale a pena ver?

SIM! Geral que acompanhou o anime nessa temporada curtiu. Seja homem, seja mulher, curta yaoi, odeie yaoi, goste de esportes, não suporte esportes, nada disso importa! Geral assistiu, amou e aprovou! Posso estar exagerando, mas não vi ninguém falando mal do anime (fora os homofóbicos que julgaram sem ver), só ouvi elogios! Recomendo muito, pois eu amei! <3


13 comentários:

  1. Eu nem gosto de anime de esportes, mas quando vi a abertura tive a mesma sensação descrita na sua análise, foi o que me fez dá uma chance ao anime e não me arrependi. Adorei o yuri!on ice

    ResponderExcluir
  2. Esse anime me conquistou logo na abertura,que tem uma música maravilhosa!como você falou,não têm como não gostar do anime!os personagens são carismáticos,as músicas lindas e a história de superação me cativou muito!We were born to make history!<3

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fazia tempo que um anime não conquistava esse meu coraçãozinho... pouquinho exigente. Yuri On Ice chegou arrazando!!! Se tiver 2º Temporada vai ser melhor ainda!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei mttt, acabou sendo um dos meus favoritos do ano C:

    ResponderExcluir
  6. Realmente Yuri on ice foi um anime esplendido, de longe o melhor dessa temporada. <3
    (๑◕ ₃ ◕๑) Crazy and Kawaii Desu

    ResponderExcluir
  7. Sobre a arte: Pra mim a alguns momentos eu achei q as artes foram feitas por estagiários bêbados, porém pesquisei um pouco mais e descobri q o motivo disso foi uma jogada e organização de orçamento. A arte e animação ficaram beeem caras, por isso os produtores deram mais foco a algumas coisas. Por exemplo, em maioria das competições a animação está muito bem feita, porém em treinos está bem ruinzinha. Justamente porque eles deram mais orçamento às partes mais importantes. Mas desculpe por isso ^^ é apenas uma curiosidade sobre esse anime que tbm me apaixone.
    Yuri on ice é um anime magnifico em vários aspectos e até mesmo revolucionário S2

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da análise. Divina!
    Ps: o yuri sofre tanto preconceito quanto o yaoi

    ResponderExcluir
  10. Aaaa eu amei esse anime! Também não curto esportes nem anime de esporte mas esse conquistou meu coração e Yuri e Viktor são ,<3.
    http://minimundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. No começo, quando eu vi esse anime no top 7 de melhores animes yaoi, confesso que fiquei com o pé atras, mas depois quando fui assistir eu peguei direto e assistir o anime todinho em uma noite só.
    E é muito booooo
    >_<

    ResponderExcluir