25/06/2018

Resenha - Great Teacher Onizuka - Mangá


Informações
Nome: Great Teacher Onizuka
Tipo: Mangá
Volumes: 25
Lançamento: 1997-2002
Editora: Shonen Magazine/New Pop (Brasil)
Gênero: Seinen, Comédia, Ecchi, Escolar, Drama
Autor: Tohru Fujisawa
Classificação: +16

Sinopse: Eikichi Onizuka um dia foi um líder de uma gangue e faixa preta em caratê. Agora, com 22 anos, formado em uma faculdade horrível, ele resolve se tornar um professor, mesmo não servindo nem um pouco para isso. Com muito esforço ele consegue um cargo e agora precisa colocar seus alunos na linha e ajuda-los, mesmo que signifique usar seus “métodos antigos”.

História

Já vou avisando, se você é fã de superpoderes ou histórias como “vamos salvar o mundo”, esse mangá não é pra você. Prepare-se pra uma enxurrada de Slice of life (apesar desse termo não existir na época dele).  Você vai ver muitas pessoas que tem problemas reais e muitas coisas que você pode identificar como “cotidiano”.

Apesar da sinopse parecer abrir uma interpretação para comédia,  o mangá é muito mais do que isso, abordando temas até meio pesados para a época, por exemplo machismo e pedofilia (como o caso de uma aluna namorando um professor). Não é atoa que a censura dele é 16 anos, ele aborda muita coisa pesada.

É um mangá sobre uma pessoa totalmente “zoada”, um cara que é totalmente bagunçado na vida e cheio de problemas, que ainda não saiu da fase “rebelde” da adolescência, aprendendo a ser uma pessoa melhor, aprendendo sobre ele mesmo e como ele pode ajudar ao próximo.

Arte

O mangá tem um visual “simples” (sem muitos cabelos excêntricos e roupas coloridas). Ele retrata pessoas normais vivendo em uma cidade normal e faz isso com excelência. É tudo muito bem desenhado e detalhado.

Vale a pena ler?

Depende. Ele trata sobre assuntos bem polêmicos e não pode ser pra todos. Se você se sentir incomodado com os temas que ele trata, passe longe. Caso contrário, dê uma chance ao mangá, pois ele pode te surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário