05/08/2019

Resenha - Kono Oto Tomare! - Anime


Informações
Nome: Kono Oto Tomare!
Episódios: 13
Lançamento: 2019
Estúdio: Platinum Vision
Gênero: Música, Drama, Escolar, Shounen
Duração: 23 min.

Sinopse: Desde a formatura das veteranas do clube, Takezou acaba sendo o único membro restante do Clube de Koto (um instrumento de cordas tradicional japonês). Agora que o ano letivo começou, Takezou terá que encontrar membros novos para o clube, ou ele será desfeito. Do nada, um novo membro entra na sala abandonada do clube, exigindo que possa se juntar. Como Takezou conseguirá manter o clube vivo com esse novo membro problemático?


Tiveram dois grandes motivos do porquê eu resolvi acompanhar esse anime: o primeiro foi por curiosidade sobre o instrumento, eu já vi uma apresentação ao vivo e foi muito interessante! Então queria aprender um pouco mais sobre o assunto e quem acompanha o blog sabe que não é a primeira vez que vejo algum anime para aprender algo específico da cultura japonesa. O outro motivo foi pela arte, que me chamou a atenção, com cores claras e suaves, todo um estilo meio aquarela e os personagens tinham um uniforme bonito!


História

Um clube onde os membros se formam e apenas um fica. Já conhecemos essa história e a árdua missão de quem sobrou de arrumar novos membros para o clube não ser desfeito. Mas a coisa não para por ai, mesmo conseguindo novos membros, eles ainda tem que enfrentar vários problemas. Temos diferentes tipos de personalidades nesse clube, e podemos ver o amadurecimento deles conforme os episódios passam. É muito emocionante conhecer a história e o passado dos personagens, além de ser lindo ver eles se conectando e se ajudando.


Nossas relações com os outros estimulam nosso crescimento, nossa percepção e novas formas de pensar. Kono Oto Tomare incorpora todas essas coisas através de um instrumento japonês que é a peça central que ajuda a conectar os personagens entre si e ao público, através da música. A música também serve como um mecanismo para os personagens se conectarem com os corações daqueles com os quais se sentem desconectados. Quando as palavras falham, a música fala. E para quem ficou super curioso com o final do anime, não se preocupem, já temos a segunda temporada confirmada para outubro de 2019!


Sobre o Koto

O Koto é um instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa de ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande cítara. Atualmente é o mais popular dentre os instrumentos musicais tradicionais japoneses, mas a história do koto é longa. O instrumento já com as suas principais características atuais foi introduzido no século VI vindo da China. O instrumento está presente na literatura japonesa desde a antiguidade.

O koto moderno tem treze cordas que podem ser de seda ou nylon. As cordas são afinadas através de trastes móveis, que permitem a mudança de afinação durante a execução da música. O corpo é formado por duas pranchas, com aproximadamente 180 centímetros, formando uma caixa de ressonância. Existem variações no instrumento como o koto de dezessete cordas e outros modelos com vinte e uma e com oitenta cordas.


Animação

Quando a arte de um anime me chama a atenção, eu sempre vou dar uma chance, especialmente se parece o tipo de coisa que eu gosto e é o tipo de arte que me atrai, não tem como, eu vou assistir! A animação teve momentos muito bons mas também teve momentos meio ruins, o que me deixava bem triste. Eu esperava mais das cenas onde os personagens estão tocando o instrumento, eu esperava uma animação melhor, esperava uma qualidade maior, o que acabou me decepcionando... No fim a animação acaba sendo mediana porque realmente teve bons momentos e ela é super bonita, mas teve outros que poderiam ter sido melhores.


Músicas

Tanto a abertura quanto o encerramento são super gostosos de ouvir! Recomendo!

Abertura:
"Tone" - Shouta Aoi

Encerramento:
"Speechless" - Yuuma Uchida


Vale a pena ver?

Se você gosta de animes dramáticos com músicas e personagens com passados sofridos, é uma excelente recomendação! A história é legal e é possível ver os personagens mudando e aprendendo uns com os outros. É um bom drama escolar! Eu gosto muito do Kudou-kun e acho que ele tem muito a mostrar ainda. Aguardo ansiosa pela segunda temporada! Assista você também!

Um comentário: