24/09/2019

Resenha - Fruits Basket 1st Season - Anime


Informações
Nome: Fruits Basket 1st Season
Episódios: 25
Lançamento: 2019
Estúdio: TMS Entertainment
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Shoujo, Slice of Life, Sobrenatural
Duração: 23 min.


Sinopse: Após uma tragédia familiar virar sua vida de cabeça para baixo, a aluna do ensino médio Tooru Honda se torna independente e se muda... para uma barraca! Porém, ela infelizmente coloca sua nova casa em uma propriedade privada pertencente ao misterioso clã Souma e não demorou muito para os proprietários descobrirem sua existência, mas Tooru rapidamente descobre que os Soumas têm um segredo próprio: quando abraçados pelo sexo oposto, eles se transformam nos animais do horóscopo chinês!


História

O mangá foi lançado em 1998 e encerrado em 2006, a obra ganhou sua primeira adaptação animada em 2001 mas só adaptou os primeiros 6 volumes do mangá em seus 26 episódios. Mais tarde lançaram um mangá spin-off chamado Fruits Basket: Another em 2015 que acabou em 2018.

Agora em 2019, logo depois do fim da exibição da primeira temporada, o site oficial de Fruits Basket anunciou que o anime continua em 2020! E vai contar a história completa do mangá! Eu não li o mangá e não vi o anime antigo, então não posso dizer nada sobre eles ou fazer comparações, meu único contato com a obra foi esse anime recente agora. Se você viu/leu os outros, deixe um comentário dizendo o que achou!


Até hoje estou esperando a Tooru vir me salvar! Pois ela salva todo mundo! Seu pai morreu quando ela era bem novinha e sua mãe morreu pouco tempo depois dela entrar no colégio. Uma menina com a vida sofrida, morando numa barraca no meio do mato, sem família... Ela tem tudo para ser revoltada e odiar o mundo, ser triste ou pessimista, MAS NÃO! Ela é a pessoa mais positiva e amorzinho que existe! Eu queria muito ser assim, de verdade! Enfim, ela vai morar com os Soumas, onde realiza tarefas domésticas em troca da hospedagem. Está sempre pronta para ajudar os outros, mas tem mania de nunca pensar em si mesma e odeia a ideia de incomodar alguém. E nós vamos acompanha-la enquanto os mistérios da família Souma vão sendo revelados.


Eu não gosto de dar spoiler nas minhas resenhas, tudo que vocês precisam saber é que alguns membros da família Souma são "possuídos" pelos animais do horóscopo chinês, eles tem aparência humana mas assim que alguém do sexo oposto abraça eles, eles se transformam no animal. É uma família bem misteriosa e quero logo a segunda temporada para saber mais sobre eles e o que tanto escondem. Tooru descobriu o segredo deles e começou a morar na casa com os rapazes. Uo-chan e Hanajima são as melhores amigas dela, e quando revelaram o passado das duas, foram os episódios mais emocionante para mim até agora! Chorei um monte!


De todos os personagens na verdade, sempre que o passado é revelado, meu coração era emocionado! Adoro essas "reviravoltas", pois você se pergunta o motivo de tal personagem ser assim, ai vão lá, revelam o passado e você leva um tapa na cara! Não se deixem enganar! O anime começa leve e suave, mas vai ficando muito dramático! Eu achei que seria um shoujo paz e amor, e realmente tem muitas cenas divertidas e lindinhas, mas o negócio é tenso e a coisa fica séria!


Curiosidades

O Horóscopo Chinês é baseado na astrologia da China e é dividido em 12 signos representados por animais. Seu diferencial é que, ao contrário do Horóscopo Ocidental ao qual estamos habituados, os signos não se dividem pelos meses ao longo do ano, mas sim cada ano inteiro é regido por um animal, seguindo o calendário chinês que também é diferente do ocidental.

A história do Horóscopo Chinês é contada como uma lenda. Segundo ela, Buda realizou uma festa de ano novo e convidou todos os animais da floresta, porém somente 12 compareceram e como recompensa, Buda deu o nome de cada animal a um grupo de pessoas no horóscopo e a ordem foi criada de acordo com a chegada dos animais à festa. Dessa forma, no calendário chinês, a cada ano um animal representa todos os nascidos naquele período.

Os animais que compareceram a festa de Buda foram respectivamente o Rato, o Boi, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Galo, o Macaco, o Cão e por fim o Porco. Nessa festa todos os animais fizeram um juramento de proteger aqueles que nascessem em seu ano.

Fonte.

Na véspera da festa, o Gato e o Rato combinaram que o primeiro a acordar na manhã seguinte deveria acordar o outro, para irem juntos à reunião. Entretanto, o Rato acordou atrasado e correu para a festa sozinho, se esquecendo de chamar o Gato, quebrando a promessa. O Gato, que chegou atrasado, não teve chance de ser enquadrado no horóscopo chinês. Indignado, traído pelo seu amigo Rato, até hoje não pode nem ver a sua sombra que ele o ataca.

Fonte.

Animação

A animação está linda, as cores são maravilhosas, não sei bem explicar com palavras, é algo que você tem que ver e sentir! A arte te aquece, mesmo em cenas de inverno, o anime tem uma vibe de primavera, tudo é sempre muito bonito, os cenários são mega detalhados, os personagens muito bem animados e o design deles é maravilhoso, todo mundo é muito bonito nesse anime! É do mesmo estúdio de Orange, Kamisama Hajimemashita, Dr. Stone, Amaama to Inazuma, Yowamushi Pedal e vários outros animes que amo e adoro! Esse estúdio é ótimo! A animação está perfeita na minha opinião.


Músicas

Escutem. Simplesmente escutem. Cada abertura e cada encerramento desse anime são extremamente preciosos. A primeira abertura é MUITO tocante, dá vontade de chorar só de lembrar, mas é linda! Já a segunda abertura é super animadinha e alegre! O que não dá para entender, pois a primeira parte do anime que é bem mais leve tem uma abertura super emocionante, e a segunda parte que é mega dramática tem essa abertura feliz! Acho que fizeram isso para equilibrar xD

O primeiro encerramento é muito bonito, uma música calma e tranquila. Cantava junto sempre (tudo errado pois não sei as partes em japonês, só as em inglês hahaha). Agora, precisamos conversar sobre o segundo encerramento. POR QUE? POR QUE COLOCARAM ESSA MÚSICA? Gente, ela é linda, emocionante, tocante, maravilhosa, sincera, bonita... O que me quebrava é que a segunda parte do anime foi mais tensa, então a história estava toda cheia de drama, ai o episódio acabava e entrava essa música... Eu quase sempre chorava! Quando esse encerramento começava, eu já estava cheia de sentimentos por conta de tudo que aconteceu durante o episódio, ai colocam essa música... EU ME ACABAVA! Achei a música perfeita e combinou MUITO com a história ♥~

Aberturas:
"Again" - Beverly
"Chime" - Ai Otsuka

Encerramentos:
"Lucky Ending" - Vickeblanka
"One Step Closer" - INTERSECTION


Vale a pena ver?

Sim, com toda a certeza do universo! Essa obra é um clássico e é difícil alguém que esteja nessa vida otaku e nunca tenha ouvido falar dela. Especialmente se você é fã de shoujo, não dá para perder a oportunidade gente, vejam esse anime! Vai te fazer rir, vai te fazer chorar, me encheu de emoções e aqueceu meu coração! E o melhor de tudo é que o anime vai adaptar a história completa do mangá! VAMOS TER FINAL COMPLETO! Assim que sair a próxima temporada vou fazer outra resenha, mas tive que fazer uma agora pois não me aguentei! Fruits Basket é 10/10!


2 comentários:

  1. Eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu amo Furuba desde a primeira vez que eu vi o anime clássico,é íncrivel como a autora consegue abordar com maestria temas tão pesados como relacionamento abusivo,bullying e abuso familiar.Os personagens também são muito amorzinho,eu por exemplo me identifico muito com a Tohru(ela deve ser mais desenvolvida na segunda temporada) que é aquela pessoa que sempre se coloca como última opção,ajuda todo mundo e se sacrifica muito e todo mundo acha lindo.De fato pros outros é lindo,mas pra quem faz isso acaba sendo um peso enorme,por isso é lindo ver a Tohru aprendendo a ser mais egoísta com a família Sohma e principalmente o Kyo(Nem preciso falar que shippo muito Kyo x Tohru e já quero mais cenas dos dois na segunda temporada né?casal perfeito!<33).A trilha sonora também ficou ótima,essa era uma preocupação muito grande dos fãs do primeiro anime,pois os temas de abertura e encerramento dele são belíssimos(não sei se vc já escutou)e foram basicamente feitas para o anime,mas infelizmente a cantora faleceu :/ , mas acho que conseguiram manter a qualidade das músicas nessa versão,eu pelo menos adorei todas elas.E a animação dessa nova versão ficou a coisa mais linda de todas!muito melhor que a antiga.Como a autora estava doente no começo do mangá,ela pediu pra fazerem um character design um pouco diferente do traço dela,e nossa ficou perfeito!As cores,as aberturas e encerramentos,tá lindo demais!Única coisa que ainda me deixa triste é o preconceito das pessoas com esse anime,não vi quase ninguém falando sobre,e os que falavam no youtube por exemplo tinham pouquissimas vizualisações.Mas fico muito feliz que pelo visto você virou tão fã de fruits basket quanto eu sou kkk,é impossível não se apaixonar por esse anime uma vez que você dá uma chance.Furuba é puro amor.Adorei a resenha,e que venha logo a segunda temporada!<3333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel-chan! Fico muito feliz de te ver aqui no blog, ainda mais com um comentário gigante! Muito obrigada!!! Não escutei as músicas do anime antigo, mas já que você recomendou, vou dar uma conferida! Muito obrigada por ler a resenha, que bom que você gostou! ♥

      Excluir