22/10/2019

Por que desisti do canal no Youtube?


Gostaria de pedir desculpas para todos que ficaram aguardando um retorno dos vídeos no canal, mas sinto informar que não tenho planos para voltar. Como aparecem pessoas na página do Facebook e no Twitter perguntando sobre o assunto, resolvi esclarecer tudo de uma vez aqui no blog, assim vocês já ficam sabendo certinho o que aconteceu.

Resolvi criar o canal no YouTube porque sei que vídeos fazem mais sucesso do que blogs. Hoje em dia as pessoas preferem ver um vídeo sobre um assunto do que ler um artigo, então mesmo quando alguém vai procurar uma crítica ou uma resenha sobre um anime ou mangá, a grande maioria das pessoas preferem este conteúdo em vídeo do que por escrito. Tinha isso em mente, que ter um canal ajudaria muito mais e traria muito mais pessoas, não é à toa que o canal conseguiu mais inscritos do que o blog tem de seguidores. Entendo as pessoas e entendo que é assim que funciona hoje em dia, mas infelizmente o YouTube não deu certo para mim.

Acho que eu não voltarei a fazer vídeos para o canal, mas algumas pessoas acreditam que do mesmo jeito que eu fiz uma pausa no blog e depois voltei, pode ser que eu esteja fazendo uma pausa no canal e depois volte. Mas honestamente, sendo super sincera com vocês, não me vejo voltando com o canal. Obviamente nunca diga nunca, mas não tenho planos nem para um futuro próximo nem para um futuro distante, só se acontecer alguma coisa muito grandiosa, acontecer uma revira volta em minha vida para eu voltar a ter um canal no YouTube.

No começo eu tentei manter o blog e o canal ao mesmo tempo, só que como eu fazia tudo sozinha, não dei conta, por isso fiquei sem escrever resenha para o blog por meses e mais meses, porque estava me dedicando ao canal e fazendo vídeos. Naquela época isso me fez feliz, mas hoje eu penso que se pudesse voltar no passado, não teria criado o canal e teria me dedicado 100% apenas ao blog. No começo tudo é divertido, tudo é novidade, mas conforme você vai crescendo surge uma cobrança, surge uma expectativa e como tinha que gravar o vídeo sozinha, editar sozinha, criar o conteúdo, aparecer nos vídeos, isso acabou me estressando, gerou uma grande e enorme pressão em mim.

Primeiro de tudo, eu odeio minha cara. Eu odeio o meu ser por completo. Então é muito difícil para mim ter que me filmar, editar a minha cara e depois colocar isso no YouTube para todo mundo ver. Até cheguei a fazer alguns vídeos sobre esse assunto, que não gostava de mostrar meu rosto, não gostava de aparecer, já desabafei várias vezes no canal sobre isso, inclusive fiz várias lives sem mostrar o rosto, colocava aquele boneco do Darth Vader e deixava minha voz de fundo... Isso sempre foi uma grande e enorme dificuldade para mim. Com o tempo eu superei um pouco, sinto que dei uma melhorada, comecei a ficar melhor nos vídeos, mas nunca estive 100% confortável na hora de gravar ou na hora de editar, muito menos na hora de divulgar, isso sempre me incomodou e ainda incomoda.

Tirando essa parte de que eu não tenho auto estima nenhuma e me odeio, o que era difícil para mim é que por mais que conseguisse editar os vídeos e entendesse um pouco de edição, nunca fui a melhor, nunca consegui fazer uma edição que o pessoal elogiasse bastante. Minha edição era normal, era uma edição básica, não consigo fazer efeitos especiais, fazer uma abertura, fazer uma edição mais completa e complexa, isso sempre me frustrou muito, a minha falta de habilidades sempre me causou muita tristeza e desânimo.

Uma das partes mais divertidas de ter um canal no YouTube era fazer isso com a minha irmã, Mariana! O problema é que depois de um tempo, ela se recusou a fazer isso comigo, ela nunca quis na verdade, eu é que acabava usando os poderes de irmã mais velha para obrigar ela a me ajudar e participar, então quando ela se recusava a me ajudar ou aparecer em algum vídeo, isso me desanimava bastante, porque quando assisto os vídeos do canal, na minha opinião, os mais divertidos e engraçados, tanto de gravar quanto de editar, sempre foram aqueles com a presença da Mariana. Esse era um grande diferencial para mim, fazer isso com a minha irmã, porque daí para gravar era engraçado, na hora de editar me divertia muito, dava altas gargalhadas e o resultado final era incrível. Sempre achei os vídeos com a Mariana os melhores do canal, então quando ela começou a se recusar, o que ela tem total e completo direito de fazer, não estou brava com ela, nem nada do tipo, eu desanimei bastante. Gostaria de ter feito o canal com ela ou alguma outra pessoa, não sei fazer um canal sozinha, para mim não funcionou... Acho que se eu fosse fazer um canal com a Mariana ou se tivesse alguma amiga/amigo que fosse fazer isso comigo, talvez tivesse funcionando mais. Sei que a Mariana não gostava de participar dos vídeos, mas as lives com ela eram muito mais divertidas do que as lives sem ela.


Já estava desanimada com algumas questões, mas a grande revira volta foi o dia que eu fui fazer um vlog lá na Paulista, quando fui com meus amigos na Japan House, que filmei todo rolê, foi maravilhoso, fiz várias filmagens legais, divertidas e engraçadas! Passei o dia inteiro filmando, aí à noite quando estava a caminho da estação, literalmente quando eu estava indo embora, roubaram o meu celular. Além de roubarem o cartão de transporte! A minha sorte é que eu estava com meus amigos, porque senão não teria celular para chamar alguém e pedir ajuda, e não teria o cartão para usar o transporte e ir para casa. Aquele dia foi o começo do fim para me fazer desistir do canal. Imagina você passar o dia gravando, literalmente ficou horas fazendo filmagens e depois um filho da puta te rouba e leva tudo isso! Gente, era um celular velho, quebrado, a tela estava trincada, a minha mãe usou por dois anos, passou para minha irmã que usou por um ano e depois passou para mim que usei por mais um ano e meio, quase dois anos de uso, o que diabos alguém conseguiu fazer com aquilo? Acho que não conseguiriam vender nem por R$200... Ele estava muito quebrado e velho, mas mesmo assim me roubaram e as filmagens que é o que tinha um grande e enorme valor para mim, não tem valor nenhum para quem roubou o celular. Fiquei muito triste e muito abalada, não pelo celular em si mas pelas filmagens, por todo o meu trabalho, que não teria valor nenhum para aquela pessoa mas ela tirou isso de mim.

O segundo grande golpe que me levou a realmente desistir do canal foi quando eu fui para o Peru visitar Machu Picchu e fiz um vlog durante a viagem. Meu celular não tem muito espaço na memória, então um amigo ofereceu e emprestou um cartão de memória. O problema é que esse cartão de memória era falsificado, não era um cartão original e no meio da viagem ele deu pau, parou de funcionar e eu perdi fotos e vídeos de vários passeios! Vocês têm que entender que são coisas que eu vi e fiz uma única vez na minha vida, não adianta falar "ah, mas você pode voltar lá novamente", porque quero conhecer outros lugares, tenho o mundo todo para visitar, não quero ficar voltando no mesmo local. Juntei dinheiro por muito tempo para fazer essa viagem e quando eu finalmente consegui, perdi todo e qualquer registro daqueles lugares específicos que fui e isso me abalou muito. Foi para acabar mesmo. Esses foram os dois grandes motivos que me levaram a desistir oficialmente do canal.

De certa forma, o canal prejudicou minhas experiências, pois era mais importante registrar o que estava acontecendo do que viver aquele momento. Isso me estressava muito, pois eu não conseguia me dedicar 100% as filmagens e fazer direito, mas também não conseguia aproveitar aquele momento 100%, eu sempre ficava dividida entre curtir a experiência e fazer filmagens para o canal. Não fazia nem um nem outro direito, pois queria fazer os dois... Descobri que não sirvo para ser blogueirinha, prefiro mil vezes aproveitar minhas viagens e momentos com amigos sem ter que filmar nada. É uma preocupação a menos. Igual agora que fui para o Egito e não fiz um único vídeo. Foi maravilhoso! Me senti muito libertada!

E é isso! Às vezes tenho saudades de fazer lives e conversar com o pessoal, pois era muito mais fácil receber comentários lá do que aqui, e gostava mesmo de trocar uma ideia com a galera. Mas por todos esses motivos e alguns problemas psicológicos, não consigo mesmo manter o canal. Foi bom enquanto durou, foram uns 3 anos de canal, mas agora estou de volta no blog e isso me faz muito mais feliz!  Peço desculpas para quem ainda aguarda um retorno dos vídeos e agradeço o apoio de todos vocês! Obrigada! ♥~

23 comentários:

  1. Ate a onde deu para te conhecer achei uma garota incrível, do tipo que tem vontade de fazer as vai e faz, por isso quando posso acompanho o que vc faz, boa sorte no seus próximos projetos de vida

    ResponderExcluir
  2. Nossa realmente é desanimador tudo isso que aconteceu com você. Espero que consiga superar todas essas dificuldades. Lembre-se que nossa vida é feita de momentos, e tudo pode mudar de uma hora pra outra, independente do que for se dedicar te desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Nossa realmente é desanimador tudo isso que aconteceu com você. Espero que consiga superar todas essas dificuldades. Lembre-se que nossa vida é feita de momentos, e tudo pode mudar de uma hora pra outra, independente do que for se dedicar te desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Nossa realmente é desanimador tudo isso que aconteceu com você. Espero que consiga superar todas essas dificuldades. Lembre-se que nossa vida é feita de momentos, e tudo pode mudar de uma hora pra outra, independente do que for se dedicar te desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Se o blog é o que lhe deixa feliz, esqueça o canal e foque no blog. E que tenham mais
    resenhas e textos engraçados e espirituosas, tem me alegrado muito ao longo dos 4 anos que acompanho o blog

    ResponderExcluir
  6. Pô que pena, acompanhei um canal durante um bom tempo, inclusive sou uma das pessoas que conheceu o canal antes do blog, os vídeos eram realmente bem divertidos e eu gostava bastante, mas se não te faz bem, siga desse jeito, o mais importante é a felicidade e se sentir bem com oque está fazendo, desejo sucesso aqui no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! As vezes também sinto saudades do canal, mas infelizmente acho que não consigo mais fazer vídeos...

      Excluir
  7. poxa,entendo Mônica.realmente n é facil manter um canal,ainda mais quando se faz vlog.Vou sentir muita saudades,adorava as lives,mas se vc n se sente bem fazendo está certa em parar e continuar só com o blog.o mais importante é seu bem estar sempre.Boa sorte nessa nova jornada,vou continuar acompanhando o blog ^^

    ResponderExcluir
  8. Só queria dizer que te acho linda, não que isso vá mudar a imagem que tem de si mesma, mas acho justo compartilhar minha opinião se isso mesmo que por um segundo fizer você um pouco feliz.

    ResponderExcluir
  9. Incrível esse seu blog, comecei a escrever algumas resenhas recentemente e estava pensando em criar um canal pra publicar o conteúdo, cai aqui de paraquedas e perdi algumas horas lendo suas resenhas, gostaria de ter tido a oportunidade de ver seu canal, ele ainda existe? entendo os motivos de parar com ele, mas espero que futuramente vc reconsidere. ps.... tbm ja fui assaltado(2 vezes) sei bem como é.

    ResponderExcluir
  10. Não tenho mais vontade de continuar com o canal :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o dominio do blog venceu? nao achei nenhum meio de fazer uma doaçao ao blog, posso ajudar em alguma coisa?

      Excluir
    2. Nunca recebi doação no blog :c
      Entra em contato comigo pelo Twitter por favor. Obrigada!

      Excluir
  11. Vc parece bem legal, vamos ser amigos?

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho paciencia nem com uma coisa (youtube), nem outra(blog). Morro de inveja desta galera que fica famosa nestes menos, pois podia ser eu (viajo sozinha e conheço 90 paises), mas a verdade é que não quero ter este trabalho de ficar filmando tudo o tempo todo, editando etc. Ai que preguiça que me dá. E ficar dando dica de lugares, hotels, transportes, preços?! Quero tb não! Quero sair de férias e não fazer nada. Rs

    ResponderExcluir