28/11/2019

Resenha - Klaus - Outros


Informações
Nome: Klaus
Lançamento: 2019
Estúdio: SPA Studios
Gênero: Aventura, Comédia, Natal
Duração: 1h e 38 min.

Sinopse: A amizade improvável entre um carteiro egoísta e um solitário fabricante de brinquedos vai levar alegria e entusiasmo ao lugar mais frio, sombrio e infeliz do mundo.


História

Mal começaram a surgir anúncios e conversas nas redes sociais sobre Klaus que eu fiquei automaticamente intrigada pelo filme, afinal uma produção 2D do ocidente apoiada por uma empresa grande como a Netflix é algo que naturalmente desperta curiosidade.

E quanto mais se aproximava o dia de estréia, mais eu compartilhava o conhecimento que tinha sobre o filme e em como a sua animação tinha abordagens diferentes e aparentava ser uma bonita história que tenta demonstrar de forma um tanto realista, como surgiu o mito do Papai Noel.


Todavia eu só fui assistir a história de Jesper, um carteiro mimado que tem de fazer uma cidade caótica e que não usa correio dar lucro para o negócio do pai, uns dois dias depois do lançamento com a minha família.

Juntos assistimos com os olhos colados na tela esta belíssima história de natal que sem sombra de dúvidas entrou pra nossa lista de clássicos da época natalícia. Afinal apesar de ter uma personalidade um pouco mesquinha o nosso protagonista nunca chega a ser verdadeiramente mau ou insensível.

Sem falar que dada a sua situação no meio daquela ilha cheia de conflito devido as rixas entre as famílias principais, bem aos estilo dos Capuleto e Montéquio do famoso Romeu e Julieta, faz com que sintamos uma certa pena do jovem protagonista.


Por isso mesmo quando ele conhece Klaus, um velhinho das montanhas e cria todo um plano para conseguir sair da situação em que se encontra, não nos resta nada se não torcer pelo mesmo.
Falando em Klaus, apesar do homem ser uma pessoa de poucas palavras é uma personagem muito bonita e ver toda a sua evolução ao longo do filme encheu o meu coração de alegria. Para terem uma ideia, ele e o Jesper têm uma relação semelhante ao Kuzco e ao Pacha de A Nova Onda do Imperador, mas com o nosso carteiro sendo bem mais simpático que o jovem imperador.

Agora eu adoraria revelar mais pontos incríveis da narrativa, mas tem coisas que são melhores vistas do que ditas, se tem algo que posso dizer é que Klaus é dos filmes mais mágicos e bonitos que tive o prazer de assistir. Houveram diversos momentos em que verti umas lágrimas, não por serem tristes, mas pelo simples fato de serem puros e cheios de ternura.

O próprio elenco de personagens é todo carismático e super divertido de acompanhar, tendo todos uma incrível química uns com os outros. Um ênfase especial para Margu, provavelmente a minha personagem preferida de todo o filme e provavelmente a criança mais fofa que irão ver.

Se filmes clássicos como o Grinch demonstram que o natal é sobre estar em família e não o seu lado capitalista, Klaus transmite a mensagem de que mais importante do que o natal em si, é pura e simplesmente sermos todos amigos e ajudarmos quem precisa. Que se fizermos uma boa ação, ela acabara por desencadear um cadeia de boas ações.


Animação

Foquemos agora na grande estrela do filme e a principal razão de todo o meu hype em volta dele,  a sua incrível e deslumbrante animação.

Se olharmos de forma rápida para o material promocional de Klaus até podemos ser induzidos em erro e pensar que estamos perante uma obra animada em CGI, mas não poderíamos estar mais enganados. Apesar de sim, o filme dar uns ares á animação "favorita" dos criadores ocidentais, ele é feito em 2D, mas não da forma tradicional.

Sergio Pablo, um famoso animador que já trabalhou em grandes clássicos da Disney e o estúdio SPA Studios conhecido pelo seu trabalho em Meu Malvado Favorito, quiseram revolucionar um pouco a tradicional forma de animar.

"We knew that bringing traditional animation back would not be enough, we had to bring it forward." - Sergio Pablo

O método escolhido pelos mesmos foi através de técnicas de iluminação que são usadas para dar uma maior tridimensionalidade aos personagens e respetivos cenários. Isto foi um trabalho árduo nunca antes feito pelo que fez com que os mesmos tivessem que criar equipes novas e treinar pessoas para as respetivas funções, afinal sendo uma técnica nova ninguém tinha grande experiência na mesma.

Um exemplo do impacto da iluminação.

E deixem me dizer que todo o trabalho árduo por trás desta incrível equipe de produção valeu a pena, porque Klaus é provavelmente um dos filmes mais lindos que irão ver este ano. A iluminação cria todo um ambiente excepcional e os próprios animadores também conseguiram dar vida aos personagens através de uma excelente fluidez e designs de personagens cheios de formas e estilos diferentes. Vale salientar também os cenários que são simplesmente lindíssimos!


Mas se há uma coisa que  gosto em animação, é quando as pessoas esquecem o dialogo e usam o formato em mãos para apresentar as emoções e todo o clima da cena, felizmente o diretor Sergio Pablo partilha um pouco da minha opinião e teve o cuidado de demonstrar em vez de falar. Se gostam de analisar animação como eu, vão adorar observar a linguagem corporal do elenco, como por exemplo gestos que certos personagens fazem quando mentem, etc.

Bem, eu poderia ficar a falar sobre a qualidade da produção durante horas, mas para não vos chatear mais vou simplesmente recomendar umas entrevistas com a equipa e o twitter de alguns animadores que têm partilhado o seu trabalho. Afinal é bem mais informativo que os devaneios de uma fã.

Encontra-se tudo em Inglês:

Entrevista focada na animação do filme. 

Entrevista com o Sergio Pablo. 

Entrevista com Matt Williams e o seu trabalho na criação de uma certa personagem.
(Está é muito interessante pois demonstra a profundidade na criação de um único personagem secundário.)

Matt Williames ; Andrew Chesworth ; Maxime Delalande 
(São apenas alguns dos animadores envolvidos neste incrível projeto.)


Músicas 

O filme também tem uma boa banda sonora, especialmente a música do final que é simplesmente lindíssima! Só fiquei meio desiludida por não ver High Hopes de Panic at the Disco que tava no trailer, mas de certa forma entendo pois não existem momentos que se enquadrem muito com o tom da mesma.

My lucky boy xD

Vale a pena ver?

Sim, sim e sim! Quando eu digo que amei este filme é um eufemismo, como uma fã de filmes de natal não poderia ter pedido melhor. Mas agora falando de forma mais imparcial, se gostam de filmes natalícios, com bonitas mensagens e divertidos vão adorar Klaus. Ele é particularmente ideal se procuram um filme para verem no conforto da vossa família. No entanto se odeiam completamente o gênero e acham coisas assim infantis e pouco interessantes, eu defenderia que deveriam dar uma chance, mas que realmente pode acabar por não ser do vosso agrado.

6 comentários:

  1. Caramba, tô abismado, jurava que essa animação era um 3D bem estilizado. Achei um filme bem leve pra assistir com meus pais em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira vez que vi o trailer também tive essa impressão, demonstra bem o impacto que uma boa iluminação consegue ter numa obra. Mal posso esperar para ver como outros criadores conseguem revolucionar o mundo da animação 2d. ^^

      Excluir
  2. Eu amei demaissss esse filme, já faz um tempo que uma animação me cativa tanto. A animação, a trilha sonora, os personagens, é tudo maravilhoso... ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareça mais vezes no blog sr Eduardo! hahaha ♥

      Excluir
    2. Eu sempre dou uma passada no blog pra ler as resenhas quando to procurando algum anime legal pra assistir, só esqueço de comentar mesmo kkkkkkk

      Excluir