02/10/2021

Resenha - Star Wars: Visions - Anime


Informações
Nome: Star Wars: Visions
Episódios: 9
Lançamento: 2021
Estúdios: Production I.G, Kinema Citrus, Kamikaze Douga,
Trigger, Studio Colorido, Geno Studio, Science SARU
Gênero: Ação, Aventura, Sci-fi
Duração: 15 min.

Sinopse: Star Wars: Visions é uma série de curtas animados para celebrar Star Wars através das lentes de alguns dos melhores criadores de animes. Esta antologia traz nove fantásticas visões de diversos estúdios japoneses, oferecendo uma perspectiva cultural nova e diversa a franquia. 


História

Star Wars: Visions foi um anúncio que deixou muita gente empolgada, especialmente aqueles que, tal como eu, são grandes fãs tanto da franquia como das animações japonesas. Esta antologia veio como uma nova adição ao catalogo do Disney+, a nova plataforma da Disney, e vem colidir o mundo dos animes com o universo Star Wars.

Sendo uma franquia que dispensa apresentações, não é estranho saber que os sete estúdios selecionados para produzir as curtas, estavam extremamente empolgados para poder dar vida as suas interpretações deste rico universo. A própria Disney, através do Youtube lançou um vídeo promocional onde podemos ver a staff dos diversos estúdios a falar sobre as suas ideias e a importância de um projeto como este.

Cada um dos episódios apresentados conta uma história diferente e isolada, com estilos distintos característicos de cada estúdio. Temos por exemplo a curta "The Twins", um dos meus favoritos, que grita Trigger por todo lado, mas estamos aqui para falar da história então deixemos os aspetos visuais para a seção seguinte.

Design de Shigeto Koyama

A nível de narrativa, não vão encontrar assim grandes surpresas, afinal acredito que eles devam ter infinitas regras a seguir para preservar a consistência e visão que a Disney tem da franquia, mas mesmo assim temos perspectivas muito interessantes e ricas que trazem toda uma nova camada a este universo. 

O mais chamativo e que deu mais que falar foram todas as novas formas criativas do uso dos sabres de luz que originou algumas discussões nas redes sociais, a meu ver apesar de não serem perfeitas demonstraram-se divertidas e empolgantes. Falando na famosa arma, ouve um grande foco na criação da mesma, o seu funcionamento e o símbolo da esperança que representa. Achei muitíssimo interessante.

No geral, temos muitos contos interessantes, fofos, épicos e até completamente fora do grande foco das batalhas. Por exemplo o estúdio Colorido entregou-nos uma história sobre um grupo que apenas queria formar uma banda. Já o Science SARU conta uma história com claras inspirações no Astro Boy, sobre um robozinho que sonhava ser um jedi. Tirando a falta de uma curta focada nas corridas espaciais não tenho nada a reclamar, o projeto foi de encontro as minhas expectativas e como grande fã de Star Wars sai satisfeita de cada história. 


Animação

Falando agora da animação, só tenho a dizer que é simplesmente fenomenal! Todas os curtas são incrivelmente lindos e fazem excelente uso do formato que têm em mãos, uma salva de palmas em especial para o estúdio Trigger com “The Twins” e a Production I.G com “The Ninth Jedi” por entregarem algumas das lutas mais espetaculares do projeto. 

Os dois curtas também têm algo em comum, tendo dois designers de personagens muito famosos e facilmente reconhecíveis pela comunidade. No caso do “The Twin” temos o Shigeto Koyama, que como muitos já devem ter percebido pelo aspecto do protagonista, foi responsável pelos designs e a direção de arte em Promare, desempenhando esses mesmos papéis aqui. Já o “The Ninth Jedi” tem um nome que não fica indiferente a nenhum fã de Naruto, Tetsuya Nishio é o designer do projeto e, outra vez, facilmente reconhecido. 

Design de Tetsuya Nishio

Eles não são os únicos grandes nomes no projeto, temos grandes animadores como Mooang, Kai Ikarash, Norio Matsumoto e até Eunyoung Choi, presidente do estúdio SARU, trabalhou como diretora. O próprio Yuki Igarashi, um excelente animador, está presente desempenhando o papel de diretor do curta “Lop and Ocho”, tendo apenas como experiência de direção o terceiro episódio de Eizouken. Ele é igualmente incrível como diretor e mal posso esperar para ver mais projetos com a sua liderança.

Os curtas são repletos de talentos, desde pessoas muito conhecidas, a outros que estão a desempenhar pela primeira vez a cadeira de diretor, entre outras posições. Fãs de Star Wars ou não, se gostam de boa animação, Visions é um projeto que simplesmente não podem ignorar.


Vale a pena ver?

Sim! Os estúdios fizeram um incrível trabalho nesta antologia e conseguiram trazer ideias frescas a franquia. Os fãs têm aqui um prato cheio de entretenimento e se forem como eu, no final vão ficar a desejar uma continuação de cada curta. Também não é preciso assim grande conhecimento prévio para entender as histórias, mesmo se nunca viram Star Wars podem assistir Visions sem problemas. 

3 comentários:

  1. Ainda não terminei de ver todos episódios, mas o que eu mais gostei no geral é que eles se importaram mesmo com a 'Visão' porque cada episódio tem uma temática bem diferente da outra, não só por conta da história mas também pela parte estética.

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei bastante de star wars, mas fico com preguiça de ver todos os filmes e tal. Um anime nesse estilo seria ótimo pra dar aquele fogo de assistir tudo. Vou botar na lista

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, star wars tem me decepcionado tanto atualmente em alguns sentidos que o Visions me fez um bem danado! Me deu aquele respiro de uma sequência de coisa ruim. Eu curti demais, apesar de ainda não ter terminado, pq a vida é foda kkkkkkk

    ResponderExcluir