30/03/2022

Resenha - Hakozume: Kouban Joshi no Gyakushuu - Anime


Informações
Nome: Hakozume: Kouban Joshi no Gyakushuu
Episódios: 13
Lançamento: 2022
Estúdio: Madhouse
Gênero: Comédia, Policial, Slice of Life, Seinen
Duração: 23 min.

Sinopse: Depois de se formar no ensino médio, a principal prioridade de Mai Kawai era encontrar um emprego com uma renda estável para evitar ser como seu pai. No entanto, apesar de ter feito vários concursos públicos, ela se deparou com uma dura realidade: quase todos os institutos negaram sua entrada. O único lugar que a aceitaria era uma academia de polícia, na qual ela se inscreveu com relutância. Mesmo agora que ela é uma policial de verdade, o mundo continua sendo cruel com Kawai. Devido à sua profissão, ela inesperadamente recebe críticas constantes de cidadãos descontentes. Desanimada com o tratamento hostil, ela decide apresentar uma carta de demissão após apenas alguns meses de emprego. Mas no mesmo dia em que Kawai decide desistir, ela conhece Seiko Fuji, que é designada como sua nova instrutora. Achando sua nova colega de trabalho encantadora, Kawai decide dar uma segunda chance ao seu emprego.


História

Kawai é uma policial recém-saída da academia. Seu pai perdeu o emprego devido a um escândalo da empresa, então ele queria que ela trabalhasse no serviço público. Este foi o único que ela conseguiu e ela odeia o trabalho! Quando Kawai está prestes a se demitir, ela acaba conhecendo a Sargento Fuji, que será sua nova mentora. Então acompanhamos suas vidas e seu trabalho com a polícia.


As principais histórias e arcos de Hakozume são baseados nas experiências pessoais da vida real de Miko Yasu trabalhando na força policial. Trabalhos como esse são raros de encontrar. É um Slice of Life policial! Caso você não saiba, Miko Yasu (autora do mangá) serviu como policial por cerca de dez anos antes de se aposentar. Quando questionada sobre o motivo de ter entrado para a força policial, ela respondeu que foi ensinada a ter empatia com as vítimas de crimes desde pequena. Recomendo a leitura de uma entrevista muito interesse com a autora nesse link aqui.

Seu motivo como mangaká não era "quero que você leia meu trabalho", mas sim "quero que você saiba sobre a polícia". Muitos mangás e animes se concentraram no departamento de polícia, mas a série de Miko Yasu está acima do resto devido à sua inclusão da realidade na série. E também nos dá um ponto de vista das mulheres muito necessário sobre a profissão. Fonte.


No anime os policiais lidam com situações mais cotidianas e "banais" em alguns episódios, mas com questões mais delicadas, incluindo pedofilia e suspeita de abuso de idosos em outros. A polícia e os detetives têm muito respeito e compaixão pelas pessoas. Há muito machismo em relação às mulheres policiais e isso também é mostrado. A relação senpai-kohai também é explorada. Temos uma boa visão sobre o funcionamento da polícia japonesa. É bem interessante!


Animação

Sempre é um prazer assistir os animes feitos pela Madhouse. O estúdio geralmente faz obras com uma altíssima qualidade. Mas Police in a Pod infelizmente não é uma dessas obras primas. Não tem grandes defeitos, não é um anime feio, mas apenas cumpre o básico. Os personagens são ok, os cenários são ok, a animação é ok... Visualmente é um anime bonito, mas... ok.


Músicas

A abertura e o encerramento são bem gostosinhos de ouvir.

Abertura:
"Shiranakya" - Riko Azuna

Encerramento:
"Change" - nonoc


Vale a pena ver?

Se você tem interesse na cultura japonesa e quer saber mais sobre a polícia de lá, vale a pena conferir Police in a Pod. Também recomendo para fãs de Slice of Life. Tem alguns episódios mais bobos, outros mais engraçados e divertidos, e também tem os pesados com assuntos sérios. No geral é bem equilibrado e interessante. Gostei da experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário