13/04/2022

Resenha - Blue Period - Anime


Informações
Nome: Blue Period
Episódios: 12
Lançamento: 2021
Estúdio: Seven Arcs
Gênero: Drama, Slice of Life
Duração: 23 min.

Sinopse: Yaguchi Yatora é um estudante bastante popular e tira ótimas notas na escola, mas também lida com sentimentos de frustração e vazio existencial. Um dia, ele se torna fascinado por uma pintura que encontra no clube de arte da escola, se sente inspirado e descobre o gosto e aptidão pela arte. 


História

Blue Period foi um anime que me marcou bastante e pelo qual fiquei completamente apaixonada, nele nos é apresentada a história de Yaguchi Yatora, um jovem que descobre uma paixão por arte e se esforça ao máximo para conseguir ingressar em uma faculdade de artes.

Para os que não me conhecem, sou uma pessoa muito pouco motivada e um tanto depressiva, é muito difícil para mim focar nas coisas e ter qualquer vontade de seguir em frente, por esse motivo sempre me senti inspirada por personagens como Naruto que nunca desistem e lutam para ser alguém na vida. Na minha visão, a força de vontade por si só é já um dos maiores poderes que o ser humano pode ter. Vemos esse poder em Yaguchi que apesar de encontrar a paixão por arte tarde, continua a ter o desejo de explorar mais esse seu lado artístico e chegar a novos horizontes.


A obra é muito realista nesse aspeto, tendo a famosa mensagem de que vamos sempre a tempo de aprender, mas tudo isso sem ter medo de demonstrar que o processo de aprendizagem é longo e árduo. O nosso protagonista ganhou o interesse por artes "tarde" na vida e nós vemos como isso vai fazendo ele ter que se esforçar mais para aprender as bases enquanto os seus colegas já conseguem produzir coisas incríveis. 

O início é sempre o mais dificil, pois é aquela fase em que vamos nos sentir mais fracassados conforme nos comparamos a pessoas que já fazem a prática a mais tempo, sendo particularmente doloroso quando vemos pessoas mais novas que nós indo tão longe, deixando aquele medo de que desperdiçamos a nossa vida. Esses são alguns dos pensamentos e ideias que podemos observar na obra, assim como a pressão e expectativas que os outros têm em nós, e que nós temos em nós mesmos, e em como isso pode afetar a nossa vida.


Outro aspeto que gostei muito na obra foi as amizades, o protagonista é visto como alguém um pouco rebelde e em uma primeira vista parece andar com más companhias. Felizmente a obra nunca se deixa entrar em clichés e os amigos são bem trabalhados e atenciosos, mostrando que além de força de vontade própria é igualmente importante ter apoio de pessoas que nos amam, sejam eles amigos, familiares ou professores. 

Talvez seja a fase da vida em que estou, mas encontrei em Blue Period uma forte inspiração para seguir em frente, olhar pelos meus amigos e tentar viver mais um dia. Esta foi uma das poucas obras que me fez querer procurar o mangá quando cheguei ao final. 


Animação

O anime tem uma animação modesta e consistente, achei o design de personagens bonito. O maior foco realmente fica nas diversas obras de arte representadas no decorrer dos episódios que parecem lindíssimas e com as texturas realistas. 


Músicas 

Abertura:
"EVERBLUE" - Omoinotake

Encerramento:
"Replica " - mol-74


Vale a pena ver?

Diria que sim, pois realmente achei a obra inspiradora e interessante. Recomendo particularmente para quem gosta de arte ou esteja simplesmente a ponderar começar uma nova atividade. 

4 comentários:

  1. Assisti esse anime no começo do mês e fiquei apaixonada! A trilha sonora e as cores conseguem transmitir perfeitamente as emoções dos personagens, e a história sobre as dúvidas e inseguranças da vida fazem você se identificar bastante.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem? Espero que sim. Conheci seu blogger recentemente, mas posso dizer que estou amando muito. Sério mesmo! Já li várias resenhas suas e fico encantado com a maneira como você escreve dos animes. Estarei por aqui acompanhando. Um forte abraço e até mais❤ Ah sim! Amo animes, meu único problema é que gosto tanto de assistir que acabo não me controlando. Estou tentando assistir apenas um por dia. Me deseje forças e perseverança😅

    ResponderExcluir