04/06/2022

Resenha - Den-noh Coil - Anime


Informações
Nome: Den-noh Coil
Episódios: 26
Lançamento: 2007
Estúdio: Madhouse
Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Mistério, Sci-fi
Duração: 25 min.

Sinopse: Num futuro próximo, a realidade aumentada se tornou uma parte essencial da vida quotidiana. Uma garota gentil do ensino médio chamada Yuuko "Yasako" Okonogi e a sua família acaba de se mudar para a cidade de Daikoku, apesar dos rumores de pessoas desaparecendo.


História

Mitsuo Iso é um grande animador tendo participado em grandes obras como FLCL, Perfect Blue, Gundam e Evangelion, o próprio também teve alguma experiência como roteirista em episódios de Evangelion e RahXephon. Por estes motivos ele é muito conhecido na comunidade Sakuga, especialmente por dirigir a obra que vos venho apresentar hoje, Den-noh Coil, uma história sobre um grupo de garotos que brincam e tentam desvendar um mistério em torno da realidade aumentada. 

O anime acabou por captar o meu interesse devido aos vários elogios tecidos pela comunidade que se encontrava muito entusiasmada pela nova obra do diretor, The Orbital Children, considerando Den-noh Coil como um grande clássico com uma forte narrativa de ficção cientifica. 

Aproveitando que o anime fora lançado na Netflix lá dediquei-me a assistir Yasako e companhia a explorar o mundo pela perspectiva de uns óculos de realidade aumentada que lhes abrem as portas para todo um mundo virtual. Neste mesmo mundo existem vários bichinhos digitais corrompidos com o nome de ilegais que causam muita confusão e metas espalhados por todo o lado, uma espécie de monetização que as crianças usam para adquirir uns poderes que servem de representação para o que seria hackear o sistema e criar cheats. 

Neste universo virtual também existe outro mundo denominado o "outro lado" onde os ilegais habitam, estando repleto de mitos urbanos sobre a sua origem e função. Estes acabam por ser os ingredientes para este grupo de amigos que pretende desvendar os mistérios por detrás destes acontecimentos e investigar a verdade por detrás deles. Isso tudo enquanto se divertem e combatem entre si para ver quem consegue capturar mais metas. 

Sendo um anime com 26 episódios, temos a típica formula onde na primeira metade é tudo meio slice-of-life com as crianças a explorarem o mundo inocentemente sem grandes conflitos, tendo uma segunda metade cheia de reviravoltas e perigos. 

A narrativa é bastante focada nas bases da sua ciência podendo ser um bocadinho difícil de acompanhar quando eles começam a transmitir muita informação de uma vez, mas no geral é muito interessante e cativante. Alguns acontecimentos têm quase um aspeto supernatural, mas nada que seja muito alienante ao tema principal. Aliás, ouve um episódio que me surpreendeu bastante, pois conseguiu apresentar um clima de terror muito bem-feito. 

O único elemento na história que pensei que poderia ser melhor trabalhado foram as convicções do vilão principal, ele é inserido na mistura um pouco abruptamente e nunca nos fica bem esclarecido os motivos que o levam a agir tão fortemente quando poderia muito facilmente ter resolvidos os seus propósitos de uma forma bem mais simples. A obra poderia ter gasto mais um ou dois episódios a desenvolve-lo melhor. 

Já as restantes personagens elas são todas bem divertidas representando perfeitamente a personalidade de crianças, saliento a Megabaa, uma velhinha incrível que acaba por ser um pouco a líder dos vários grupos e rouba completamente o show cada vez que aparece. No geral Den-noh Coil é um bom anime de ficção cientifica tendo uma boa analogia sobre como a internet se apoderou das nossas vidas. 


Animação

A produção tem uma animação muito solida, tendo participações de grandes animadores como Takeshi Honda, Toshiyuki Inoe, Kiyotaka Oshiyama e o próprio Mitsuo Iso. Grande parte da animação é a base de atuação de personagens, mas também temos lindíssimas cenas de ação. O único fator menos favorável na minha opinião seria a paleta de cores com tons muito mortos e cinzentos, gostaria de uma cor mais vibrante para misturar com a personalidade energética dos miúdos. 

Músicas

Abertura:
"Prism" - Ayako Ikeda

Encerramento:
"Sora no Kakera" - Ayako Ikeda


Vale a pena ver?

Se gostam de ficção cientifica e mistério têm aqui uma obra muito interessante com várias camadas para dissecar, agora se preferem obras mais movimentadas com uma narrativa mais fácil de digerir talvez não seja a vossa praia.

Um comentário: