29/09/2018

Ayano - Hanebado! - Outros


Um dos animes que mais me tem empolgado na temporada é Hanebado!, desde a sua estreia que as suas partidas empolgantes e bem animadas me mantêm sempre ansiosa pelo próximo episodio, mas se me perguntarem a razão do meu fascínio na obra teria que responder sem nem pensar duas vezes, que tudo se deve a protagonista Ayano.

Contém alguns SPOILERS de Hanebado!

Normalmente num anime de desporto temos protagonistas bonzinhos com sonhos e aspirações, sendo até muitas vezes underdogs que melhoram com o poder da amizade e esforço puro. No começo Hanebado também parecia que iria seguir por essa rota, com a Aragaki se esforçando ao máximo (até demais) para melhorar e Ayano aparentando ser alguém que só precisa do doce sabor de camaradagem para voltar a apreciar badminton.

Todavia as coisas demonstraram-se bastante diferentes, depois do episódio 5 Ayano que parecia alguém amistoso, depois do confronto com Connie começou a ser mais fria e a focar-se totalmente em vencer.


Com está mudança eu fiquei completamente viciada na personagem e cada vez que ela dava um dos seus comentários maldosos ou aparecia com os seus olhos de psicopata, não havia nada que me tirasse a atenção do ecrã, estranhamente quando adentrei nos fóruns do MAL para ver a recepção das pessoas a estas mudanças, encontrei muita gente a reclamar da personagem e que não entendia está má atitude.

A meu ver as razões que levaram Ayano a este estado são bem fáceis de entender e normais se olharmos para o percurso dela até agora. Para começar a mesma estava bem feliz da vida até a sua melhor amiga querer á força toda que ela entrasse num clube do qual não tinha interesse nenhum (desculpa Elena mas tu foste a responsável), depois temos um treinador a coloca-la num pedestal (até dava pena do resto da equipa do quanto ele focava nela), sem falar da pressão da Aragaki em querer a atenção da sua rival.


Tudo isto já é uma imensa pressão para uma adolescente, e ainda nem focamos o facto de ela ter sido confrontada constantemente por fantasmas do passado assim que entrou na equipa (a rapariga mal podia respirar) e o facto de a sua mãe a ter deixado depois de perder uma partida em que ela estava claramente doente.


Honestamente se me disserem que ela sofre de algo como PTSD depois do incidente com a mãe, não ficaria nada surpresa. No entanto eu compreendo que muita gente odeie a maneira como ela desvaloriza o esforço dos outros e a forma como passou a tratar a restante equipa, especialmente a Aragaki.

No meu caso, não consigo odiá-la, pois quando olho para ela só vejo uma adolescente a lidar com os seus problemas da melhor maneira que sabe, agindo como uma bi*** e descarregando a frustração nos outros focando-se somente em ganhar destruir aquela mãe horrível, aparentando nitidamente na minha opinião o auxilio de um bom psicólogo.

Eu amo muito estás expressões.

Odiando ou amando, a verdade é que Ayano é uma excelente mudança neste molde de protagonistas bonzinhos e inspiradores e mal posso esperar para ver o que se vai suceder nestes últimos dois episódios (eu sei que o 12 já saiu, mas eu sou pobre e tenho que esperar que o crunchyroll libere).


E para quem leu isto sem se importar com os pequenos spoilers de Hanebado!, por favor assistam o anime, ele é demasiado dramático as vezes, mas sem duvida uma obra divertida.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre a Ayano e o anime no geral, agora fãs de Hanebado! Voltamos a ver nos quando o anime acabar nas famosas resenhas que fazemos aqui no blog.

4 comentários:

  1. Eu (ainda) não assisti Hanebado então não tem muito o que eu possa falar, mas adorei sua análise, ficou muito boa! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, fico muito feliz. Ha e devias ver, é tipo Haikyuu mas com mais drama. xD

      Excluir