22/10/2021

Resenha - Love Live! Superstar!! - Anime


Informações
Nome: Love Live! Superstar!!
Episódios: 12
Lançamento: 2021
Estúdio: Sunrise
Gênero: Música, Escolar, Slice of Life
Duração: 23 min.

Sinopse: Todo mundo tem um sonho que se esforça para alcançar, assim como Kanon que é musicalmente talentosa. No entanto, devido ao seu medo de palco, Kanon falha em entrar no programa de música da escola que queria e, ao invés disso, acaba no currículo geral. Mesmo que Kanon tome a decisão consciente de abandonar a música completamente, sua colega Keke reacende a paixão de Kanon pela música com a sua própria: uma paixão por idols escolares.


História

A história de Love Live! Superstar!! segue o mesmo molde dos antigos animes da franquia: um grupo de meninas se conhece, criam um clube de school idols (desta vez o nome do grupo é Liella) e almejam o Love Live. No entanto, o anime quebra alguns padrões de roteiro da franquia, principalmente com as personagens e seus dramas, em especial a protagonista Kanon. 

A Kanon é diferente de todas as protagonistas  que já vi, não só da franquia como de animes de idol em geral. Ela não é extrovertida, positiva e empolgada. Mas também não é extremamente tímida e insegura como eu pensei que seria ao ler o perfil da personagem e ver os pvs antes do anime estrear. Pela primeira vez na franquia, não foi a protagonista que quis montar o clube. Nem centro ela queria ser. Eu a achei extremamente realista e bem feito, e ver sua evolução e desenvolvimento foi uma das melhores coisas dessa temporada. 


No entanto, não foi só ela que se destacou! Todas as meninas dessa geração esbanjaram carisma! A Keke é maravilhosa, e é impossível não começar a amar school idols junto com ela. Sumire no começo achava que seria só uma chata, mas se tornou minha segunda favorita depois da Kanon. Ren seguiu a linha da ''presidente fresca '' e depois teve um backstory muito emocionante. No entanto, confesso que ela foi a que mais demorou a me conquistar. Ela teve pouquíssimo destaque durante boa parte do anime, espero que na segunda temporada isso mude. Temos por último a Chisato, que assim como a Kanon quebrou um grande clichê da franquia: o da amiga de infância que faz tudo que a outra quer e/ou tem ciúmes. A relação da Chisato e da Kanon é bem escrita, e o drama que acontece é bastante plausível. Existe o velho problema de dialogo, mas ele é resolvido até que rapidamente. Confesso que achei fofo demais a história de como as duas se conheceram na infância, e o apoio mutuo que elas tem. Finalmente uma amizade de infância 100% saudável e sem dramas repetidos. 

Além das personagens, o roteiro do anime também foi interessante, apesar de um tanto repetitivo em alguns momentos. No entanto, não entendo quem vê Love Live por causa do roteiro. O foco do anime não é esse, e o roteiro de todos os animes da franquia são fracos de certa forma. É que nem querer um roteiro ótimo de animes como Lucky Star ou K-on, sendo que o foco claramente não é esse. Como falei na resenha de Nijigasaki, o forte de Love Live está na história das personagens e na emoção que ele passa. E nesse quesito Superstar acerta em cheio! 


O anime é lotada de cenas emocionantes e cenas cheias de simbolismos. Além de referências aos animes anteriores. Se tem uma coisa que esse anime soube passar bem foi emoção. Os momentos de drama não são forçados e realmente emocionam, eu chorei em muitas cenas . A comédia é ótima! Foi um dos animes da franquia que mais ri. Além disso é um anime muito gostosinho de assistir. Superstar acerta totalmente no que Niji mais errou: passar emoções ao expectador, e não só colocar meninas fofas na tela e desenvolver elas de forma meia boca. 

Falando em erros de Niji e acertos de Superstar: diferente de Niji, a interação entre as personagens é incrível e extremamente divertida de ver! Os conflitos e amizades entre elas são muito verdadeiros, e a ligação entre todas elas é muito legal. As brigas da Sumire e Keke, a admiração da Keke pela Kanon, a amizade da Kanon e Chisato, e por aí vai... Pode não parecer, mas essa união entre as meninas e pequenas interações faz bastante diferença, pois nos faz ter mais carinho por elas. O episódio em que elas se reúnem para escolher o nome do grupo é um dos mais divertidos, pois tem muita interação entre as garotas.  


Outro ponto muito legal do anime é que sempre há um desafio a ser vencido pelas personagens: no começo temos o drama da Kanon, depois o desafio para montar o clube, depois a competição da Chisato e muitos mais. É um anime que sempre tem algo acontecendo e personagens evoluindo, e isso nos faz ter muito mais vontade de torcer pelas personagens, além de dar muito mais carisma ao anime em si. Isso é um dos pontos altos da franquia Love Live, torcer pelas meninas, o que faltou um pouco em Niji.

Confesso que não consigo pensar em muitos pontos negativos no anime, de tanto que gostei. Como mencionei, achei a história da Ren meio corrida e faltou foco na personagem. Mas acredito que em uma próxima temporada isso será resolvido. Faltou desenvolvimento para as ''rivais'' das meninas, as Sunny Passion. Nessa temporada elas foram quase um A-RISE 2.0, que também espero que seja melhorado na segunda temporada. Tivemos dramas meio repetidos e situações que demoram até demais para se resolver, mas isso já é normal da franquia. Como falei, o forte de Love Live não é, e nunca foi, o roteiro, e eu não ligo muito de o mesmo ser ''fraco''. A história das personagens e a interação entre elas foi tão boa, que os pontos negativos da história nem se destacaram tanto. 
 
 
Animação

A animação dessa temporada manteve o padrão da franquia, com uma grande melhora no CGI utilizado nas apresentações de dança das meninas. Confesso que quando o anime foi anunciado, o design simples de personagens me incomodou, mas depois de ver o primeiro episódio já percebi que essa mudança foi positiva. Com um design mais simples, a animação fica mas fluída e o CGI muito mais bem feito. A qualidade se manteve até o fim. Tecnicamente falando, foi uma das temporadas mais bem animadas e visualmente mais bonitas de toda a franquia. 


Músicas 

Outro ponto inovador que Liella trouxe para a franquia foi no quesito musical. A voz das dubladoras das personagens são em grande maioria suaves, e nenhuma delas tem a voz muito fina ou aguda, típica de idol. O maior destaque musical sem dúvidas é a dubladora da Kanon, como essa menina canta bem! Mas todas as outras  também não ficam atrás, esse é o grupo que mais tem qualidade vocal em Love Live na minha opinião, é muita voz bonita em um anime só.

Isso obviamente afeta diretamente nas músicas do grupo. A maioria das músicas de Liella sai daquele padrão ''música animadinha pop chiclete'' que normalmente vemos em Love Live. No começo, confesso que estranhei essa mudança e não fui tão cativada pelas músicas. Mas depois de ouvir elas mais vezes, me apaixonei totalmente! Acho que não tem nenhuma música que não gostei do anime. Mas minhas favoritas sem dúvidas foram a opening e a ending, ''Tiny Stars'' e ''Wish Song'', pois escuto elas direto! As músicas do primeiro álbum de Liella também são extremamente boas, recomendo ouvirem!

Abertura
''START!!True Dreams'' - Liella 

Encerramento
''Mirai wa kaze no you ni'' - Liella 
 

Vale a pena? 

Sim, com certeza! Para quem nunca viu Love Live, é um ótimo anime para começar, e quem já é fã vai amar. Só não espere uma grande trama, nem quebra de clichês. O anime é excelente no que se propõe, e sem dúvidas vai te cativar. Espero ansiosa por uma continuação e mais Kanon e Liella! 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário