06/03/2021

Recomendações de animes


Ao longo desses anos escrevendo aqui no blog, sempre apareceram pessoas pedindo recomendações de "animes para quem não gosta de anime", "animes para quem não conhece anime" ou "animes para quem nunca viu anime". Hoje, para comemorar o aniversário de 7 anos do blog, resolvi fazer uma lista com algumas recomendações. Espero que curtam!

Gostaria de destacar dois pontos importantes para quem vai recomendar anime para alguém:
1ª saber se a pessoa entende de cultura japonesa
2ª saber os gêneros que a pessoa gosta


Não adianta você recomendar um anime que tenha coisas muito específicas do Japão, se a pessoa não entende aquilo. Muito provavelmente ela vai achar chato e perder o interesse. Na pior das hipóteses, já vi pessoas que tentaram ver um anime, não gostaram e jugaram que todos seriam daquele jeito. Então o melhor a se fazer é recomendar coisas mais neutras, sem tantas particularidades que só quem já vê animes a algum tempo iria entender. 

Por exemplo, seria complicado recomendar Chihayafuru para alguém que nunca viu um anime, por mais que seja uma obra EXCELENTE e que eu ame demais, eles mostram algo muito específico japonês (o karuta competitivo), que às vezes nem os próprios fãs de anime entendem com facilidade. Outro exemplo de um anime que amo muito, mas não seria uma indicação muito legal, é Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, pois pode não ser tão atrativo para que não curte muito cultura japonesa (mas rakugo é mega interessante viu?). Até já tentei recomendar meu querido 3-gatsu no Lion, mas ficaram "ai, não sei o que é shogi, então vai ser chato"...

Claro que temos casos em que somos surpreendidos e a pessoa gosta de algo que achamos que ela iria odiar, ou casos onde a pessoa vê, não entende, vai atrás de informações e se apaixona por aquilo. Mas de acordo com minhas experiências, isso é meio raro. O mais comum (infelizmente) é a pessoa não entender e desistir daquilo.


O outro ponto é saber o que a pessoa curte. Não adianta recomendar algo de ação se a pessoa não gosta disso, do mesmo jeito que não vale a pena recomendar um romance para alguém que não gosta de histórias de amor. Sim, existem casos em que as pessoas podem gostar de uma obra de um gênero que elas não sejam tão fãs assim. Mas para ter mais chances de sucesso e fazer a pessoa gostar de animes, é melhor recomendar algo que você sabe que tem mais chances dela curtir.

Tendo isso em mente, vamos a algumas recomendações que acho legais!

Será que vão aprovar minhas recomendações?

Indicar filmes é uma excelente ideia, pois a pessoa não fica presa durante vários episódios ou várias temporadas. Filmes são mais fáceis de serem aceitos por pessoas que talvez não tenham muita fé de que animes podem ser legais.

Perfect Blue é bom demais! Drama e horror! Recomende para quem curte coisas misteriosas.

Koe no Katachi (A Silent Voice), drama escolar com bullying.

Kimi no Na wa (Your Name) vale a pena para os fãs de histórias em que os personagens trocam de corpo.

Kono Sekai no Katasumi ni (In This Corner of the World) se passa na Segunda Guerra Mundial, tem cenas da vida cotidiana da época e uma boa dose de drama.

Toki wo Kakeru Shoujo (The Girl Who Leapt Through Time) é legal para aqueles que curtem filmes de viagem no tempo.

Mirai no Mirai (Mirai of the Future) também tem viagem no tempo, é super amorzinho e bacana para fãs de fantasia.

Stranger: Mukou Hadan (Sword of the Stranger) é bom para quem curte aventura, o filme tem excelentes cenas de ação.

Ookami Kodomo no Ame to Yuki (Wolf Children) para fãs de fantasia, o filme tem uma vibe bem família.

Bakemono no Ko (The Boy and the Beast) é uma história de aventura e sobrenatural.


Kimi no Suizou wo Tabetai (I want to eat your pancreas) é para recomendar aos fãs de DRAMA! Bom para quem curte filmes de jovens com doenças terminais.

Colorful (Colorful The Motion Picture) é um drama sobre suicídio com sobrenatural.


Espero que as indicações sejam válidas.

Outra boa ideia seria indicar animes populares, aqueles mais conhecidos, o que pode despertar um interesse no sujeito, fazendo com que ele aceite assistir a obra.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood é considerado por muitos um dos melhores animes já feitos.

Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) pode indicar para os fãs de ação sem medo!

Death Note é famoso pra caramba. Até quem não é otaku conhece.

Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen (Kaguya-sama: Love is War) é uma das melhores comédias românticas atuais. O romance é super fofo mas não é um anime meloso. A comédia é hilária e sem igual!

Yakusoku no Neverland (The Promised Neverland) para quem curte mistério, suspense, terror psicológico.

Boku dake ga Inai Machi (ERASED) indique para aqueles que curtem mistério, para quem gosta de ficar tentando achar o culpado.

One Punch Man é bom para fãs de super heróis.

Boku no Hero Academia (My Hero Academia) também e MUITO bom para fãs de super heróis.

Melhor indicar mais alguns né...

Indicações extras:

Fruits Basket é ótimo para que curte romance com um pouco de comédia e uma dose de drama.

Hellsing Ultimate é bom para quem é satanista, quer sangue, vampiros, horror, morte...

Golden Kamuy é divertido e engraçado, além de ter ação e aventura.

Made in Abyss é uma ótima indicação para quem curte aventura e fantasia, com drama e mistério.

Lovely Complex é para quem curte romance, o puro amorzinho e é bem engraçado também!

Vinland Saga é para quem curte vikings e essa pegada mais histórica com ação.

Tokyo Magnitude 8.0 serve para quem curte obras de catástrofes naturais.

Quanta recomendação mano...

Outra sugestão seriam os animes de esportes. Geralmente eles são bem emocionantes e deixam a pessoa cheia de adrenalina! Muitos tem boas cenas de comédia, o que considero algo super positivo. De repente, se a pessoa gosta ou pratica aquele esporte, pode até ser um ponto chamativo. Alguns que vi, recomendei e foram aprovados por outras pessoas, são: 

Haikyuu!!: vôlei

Slam Dunk: basquete (bem realista e focado no esporte)

Kuroko no Basket: basquete (mais fantasioso, vibe de super poderes)

Ahiru no Sora: basquete (com um foco maior no drama dos personagens)

Yuri!!! on Ice: patinação no gelo

Yowamushi Pedal: ciclismo




Chega, já deu...

Essas são apenas algumas ideias e sugestões. Já vejo animes fazem tantos anos que às vezes nem eu tenho noção se o que estou recomendando é otaku demais ou não hahaha Existem várias outras indicações que podem ser muito boas, existem muitos animes nessa vida! Caso vocês tenham mais recomendações que sirvam o propósito de "converter" pessoas para nosso lado da força, deixem nos comentários! ^_^

4 comentários:

  1. Grand Blue! Pra quem adora comédia é perfeito. Eu ainda não terminei de ver porque tava assistindo com um amigo e aí o isolamento impediu a gente de se reunir, então decidimos esperar pra ver depois mas os primeiros episódios simplesmente são hilários

    ResponderExcluir
  2. Kotonoha no Niwa (The Garden of Words) e Tenki no Ko (Weathering With You) do mesmo diretor que faz Kimi no na wa, são filmes muito bons para assistir também que eu gosto principalmente do primeiro filme que citei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kotonoha no Niwa é bom mesmo, tem no NSP Recomenda aqui do blog! Tenki no Ko também é bacana, mas ainda não tive tempo de escrever sobre...

      Excluir